metropoles.com

Contra a nova quadra, moradores da Octogonal fazem “protesto verde”

Manifestação contou com o plantio de árvores na região, como forma de tentar impedir venda de área pela Secretaria do Patrimônio da União

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
protesto4
1 de 1 protesto4 - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Os moradores da Octogonal decidiram realizar um “protesto verde” neste domingo (29/09/2019) contra a venda do terreno localizado na quadra AOS 03. Durante o ato, mudas de diversas plantas nativas do cerrado no local. Um abraço coletivo também marcou a manifestação pacífica da comunidade.

O movimento tenta que governo federal desista da venda, já que, há cerca de 10 anos, a comunidade investe no Banco Central, proprietário do terreno, para a realização de uma permuta para a construção de um parque recreativo. Um abaixo-assinado com a proposta reuniu 4,5 mil assinaturas.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) anunciou, neste mês, a decisão de colocar a área à venda, assim como outros terrenos em diversas localidades do Brasil que estão sob responsabilidade do órgão.

Área de lazer

No caso da Octogonal, o local tem sido usado como área de lazer utilizada pela comunidade da região, além do Sudoeste e Cruzeiro. A área tem 65 mil m² e o valor estimado é de R$ 280 milhões.

“Já temos um trânsito saturado nos horários de pico, já que aqui é um ponto de ligação entre Águas Claras, Taguatinga, Guará e SIA com o Plano Piloto. Com outra quadra, haveria mais congestionamento e perda de qualidade de vida para todos”, afirma Renato Botaro, morador da AOS -2, quadra localizada bem ao lado do terreno. Ele é um dos organizadores da mobilização.

“Pulmão”

De acordo com Botaro, a área verde funciona como um “pulmão” da região, abrigando uma rica vegetação e várias espécies de pássaros. “O terreno é utilizado por moradores de todas as idades que costumam caminhar, pedalar, soltar pipa e passear com cachorro. O lugar já se consolidou como um pequeno ecossistema e toda a região se beneficia dele como opção de lazer com benefícios à saúde”, disse.

O Metrópoles tentou contato com a Secretaria do Patrimônio da União, mas não conseguiu retorno até a publicação da matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?