metropoles.com

Condenado, ex-servidor da CLDF ficará 10 anos sem ocupar cargo público

Fausto Machado foi sentenciado por roubo a mão armada, mas ocupava cargo no gabinete de Chico Vigilante (PT), o que é vedado pela lei

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Condenado pela Justiça por roubo a mão armada, o ex-servidor da Câmara Legislativa (CLDF) Fausto Passos Machado teve a exoneração “a pedido” transformada em destituição do cargo, determinada pelo presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB). Embora a Lei da Ficha Limpa impeça a nomeação de sentenciados em 2ª instância, Machado ocupava um cargo comissionado no gabinete do deputado distrital Chico Vigilante (PT), onde recebia R$ 5.284,95 por mês.

Fausto Machado fez parte do quadro de indicados do Legislativo local desde setembro de 2016. Após a repercussão negativa, o funcionário pediu desligamento da função em março deste ano. Além da sentença por roubo, o ex-servidor também tem passagens por tráfico de drogas e é réu por receptação.

No ato publicado nesta segunda-feira (01/07/2019), o chefe do Legislativo local justifica a decisão ao mencionar  que o ex-assessor do petista infringiu o inciso V, do artigo 194, da Lei Complementar n° 840, “por utilizar-se de documento sabidamente falso para prova de fato ou circunstância que crie direito ou extinga obrigação perante a administração pública distrital”. O emedebista refere-se às certidões de “nada consta” exigidas no ato da posse. Elas certificam ou não se o candidato tem condenações judiciais.

Na prática, o ato do presidente da CLDF desconsidera o pedido de demissão do então servidor e ainda o proíbe de ocupar cargos públicos no Distrito Federal durante 10 anos. Fausto Machado sofreu pena transitada em julgado de 6 anos, 4 meses e 24 dias, não cabendo mais recurso.

Veja a deliberação:
Reprodução / DLC

A coluna procurou o gabinete do deputado Chico Vigilante, mas não teve resposta até o fechamento desta matéria. A reportagem também tenta contato com Fausto Machado. O espaço continua aberto para manifestação dos envolvidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?