metropoles.com

Codeplan: Covid-19 avança moderadamente no DF, mas Saúde está pressionada

Companhia de Planejamento (Codeplan) realizou coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22/06) para divulgar dados mais recentes da doença

atualizado

Compartilhar notícia

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, na tarde desta segunda-feira (22/06), a nova metodologia para monitorar a pandemia do novo coronavírus na capital do país.

De acordo com os técnicos da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a partir de agora, o acompanhamento sobre os casos de Covid-19 e óbitos passarão a contar com cinco indicadores, que serão identificados por cores.

Quando os números estiverem em azul, quer dizer que a pandemia está controlada e o GDF tem alta capacidade de resolução. O verde significa que a doença está avançando e a capacidade de atendimento está pressionada. A amarela denota crescimento moderado e capacidade de atendimento bem pressionada.

A cor laranja indica que a Covid-19 cresce rapidamente as unidades de saúde estão quase no seu limite. Por fim, a vermelha traça um cenário de caos, com o coronavírus descontrolado e capacidade de atendimento quase em saturação.

“Esses índices são usados também por outros estados e até países. Nosso índice visa alimentar com informações as autoridades de saúde e ter uma comunicação melhor com a população. Não há uma vinculação automática com as decisões do governo, é apenas um dado para que as entidades acompanharem com mais precisão sobre o quadro atual da pandemia no DF”, disse Jean Lima, presidente da Codeplan-DF.

De acordo com a nova metodologia, nesta terça-feita, o DF encontra-se na cor amarela, ou seja, a doença avança de forma moderada, mas a capacidade de hospitais e outras unidades de saúde está bem pressionada. No último dia, 14, porém, chegou a figurar na cor laranja.

Veja:

Assista a apresentação:

 

 

 

Compartilhar notícia