metropoles.com

Cidade do DF que já foi uma das menos arborizadas luta para recuperar o verde

Campanhas de plantio de mudas nativas do cerrado conseguiram colocar Santa Maria na 14ª colocação de região com mais árvores na zona urbana

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
santa maria
1 de 1 santa maria - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Considerada há quase uma década como uma das regiões administrativas do Distrito Federal com menor número de árvores por habitante na área urbana, Santa Maria tenta reagir ao estigma e incorporou campanhas para o plantio de mudas nativas do Cerrado. Nos últimos fins de semana, a parceria da administração regional com líderes comunitários presenteou a cidade com pelo menos 350 novas plantas típicas do Planalto Central. A ideia é que 3 mil sejam plantadas até o fim do ano.

Com a mudança na conscientização dos moradores, atualmente Santa Maria ocupa a 14ª colocação no ranking das cidades mais arborizadas, ficando à frente, por exemplo, do Sudoeste e da Octogonal. Os dados são da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e divulgados no Observatório Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

Para se ter ideia, o índice mais atual, que é de 2017, indica que se todas as árvores da cidade fossem reunidas, daria uma área equivalente a 2,3 km² ou a junção de quase 233 campos de futebol.

Segundo a administradora de Santa Maria, Marileide Romão, a ideia da campanha é tornar a cidade referência em arborização e proteção ao meio ambiente. “Já realizamos a plantação de mais 350 mudas e vamos realizar vários mutirões nas próximas semanas. Com o apoio da Novacap [Compnahia Urbanizadora de Brasília], vamos colocar a cidade em outro patamar nessa relação com o meio ambiente”, reforça.

120 mil mudas no DF

No último domingo (6/12), houve mutirão de plantio de mudas no Parque Ecológico de Santa Maria. Em parceria com lideranças comunitárias, o movimento tenta alertar sobre a importância do meio ambiente para a qualidade de vida e minimizar os impactos de problemas socioambientais, como desmatamento, queimadas e ocupação desordenada do solo.

Antes, no dia 28 de novembro, outra ação reuniu voluntários às margens do Rio Ribeirão, onde outras 200 mudas nativas foram plantadas para a arborização do córrego.

De acordo com a Novacap, o projeto de arborização ocorre todos os anos na capital. “No biênio 2020-2021, será totalizado o plantio de 120 mil mudas em todo o DF”, informa a companhia.

Conforme o órgão, em janeiro terá início uma espécie de operação verde em Santa Maria. “Paralelo a isso, será iniciado, na próxima semana, o ajardinamento de duas rotatórias, em parceria com a administração regional”, completa a Novacap.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?