metropoles.com

Câmara quer aumentar exigências para compra de linha celular pré-paga

Projeto de lei em tramitação prevê a presença física do comprador, que deverá apresentar para conferência toda a documentação pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer enrijecer as regras de identificação para os usuários que decidam utilizar a linha pré-paga de telefonia celular. Atualmente, as prestadoras exigem apenas um número de CPF válido e um nome aleatório para a ativação da conta, o que também permite o cadastro em aplicativos de mensagens. Se aprovado, o novo texto exigirá a presença física do comprador em unidades da telefônica para que a linha seja habilitada apenas após a conferência de toda a documentação.

A ideia tem também o objetivo de intimidar a ação de estelionatários em golpes já conhecidos pelos brasileiros, como aqueles de usar a linha para tentar extorquir usuários com pedidos de empréstimos ou de falso sequestro-relâmpago, praticado principalmente por presidiários. Com a atual falta de exigência de documentação, as autoridades têm tido dificuldade de localizar os autores e até mesmo a origem das mensagens nesse tipo de crime.

No Brasil, das cerca de 229 milhões de linhas ativas, 55% são pré-pagas. “O que percebemos é que a linha de chip facilita o acesso à telefonia móvel, mas os malfeitores possuem total anonimato e uma poderosa ferramenta na mão para aplicação dos mais variados golpes”, explica a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), autora da proposta.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?