metropoles.com

Arruda recebe alta e terminará tratamento contra dengue em casa

Ex-governador foi diagnosticado com a doença na última segunda-feira (27/01/2020) no Hospital Santa Lúcia, onde esteve na semi UTI

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiúza/Agência Brasil
josé roberto arruda
1 de 1 josé roberto arruda - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ex-governador José Roberto Arruda (PL) recebeu alta na tarde desta quarta-feira (29/01/2020) do hospital onde estava internado para tratar da dengue. Ele estava na unidade semi-intensiva desde a manhã de segunda-feira (27/01/2020), no Hospital Santa Lúcia. O diagnóstico foi confirmado pela equipe médica da unidade particular.

O político estava com sintomas típicos da doença, como febre e dores no corpo. De acordo com a deputada federal Flávia Arruda (PL), o estado de saúde do marido se estabilizou. “Ele está um pouco melhor e vamos continuar o tratamento em casa”, afirmou ao Metrópoles.

O caso ocorreu dias após o governador Ibaneis Rocha (MDB) ter assinado decreto para declarar situação de emergência na saúde por 180 dias em razão dos riscos de epidemia de dengue e de febre amarela, além de infecções por vírus zika e chikungunya no DF.

A partir dessa decisão, o Executivo local tem adotado medidas administrativas necessárias para conter o avanço das doenças, incluindo a compra de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Conheça a doença

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus e é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, especialmente no verão e nos períodos de chuva.

Os sintomas da dengue incluem febre, cansaço, dor de cabeça e dor no fundo dos olhos. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, analgésicos, antitérmicos e manter-se hidratado.

Algumas pessoas podem desenvolver uma forma mais perigosa da doença, chamada dengue grave – a hemorrágica, caracterizada por vazamento vascular, hemorragia grave e falência de órgãos, sendo potencialmente fatal.

O diagnóstico para a dengue é feito com base nos sintomas apresentados, além de exames laboratoriais. Caso surja febre acompanhada de dois ou mais sintomas, é recomendado ir ao pronto-socorro para exames e iniciar o tratamento.

Compartilhar notícia