metropoles.com

“A gente está perdendo tempo”, diz Izalci sobre indecisão da chapa

Deputado federal e postulante ao GDF, presidente do PSDB cobra de seu grupo político posição sobre pré-candidaturas a vice e ao Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Izalci-Lucas (1)
1 de 1 Izalci-Lucas (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal e pré-candidato ao Palácio do Buriti Izalci Lucas (PSDB) cobra da chapa composta por nove partidos uma definição sobre os postulantes ao Senado. O Distrito Federal tem duas vagas a preencher no pleito deste ano. Enquanto uma já está praticamente tomada, com a indicação de reeleição do senador Cristovam Buarque (PPS), para a outra há dúvidas. Um dos nomes ventilados é o do também deputado federal e ex-governador do DF Rogério Rosso (PSD).

Para o presidente do PSDB-DF, além de a campanha neste ano ser menor, com 45 dias, a Copa do Mundo tira espaço da pré-campanha. “A gente está perdendo tempo. Enquanto os pré-candidatos já poderiam estar pedindo votos para dois senadores, não estão porque não sabem quem são”, declarou Izalci ao Metrópoles. Ele também acredita estar na hora de se anunciar o pré-candidato a vice-governador do Distrito Federal.

Líder do grupo com nove partidos, Cristovam Buarque também é compelido pelo PPS a definir se insiste na chapa ou se parte para um plano B.

As reuniões entre os integrantes da aliança, com o objetivo de se buscar um consenso, têm sido quase diárias. Mas, para participantes da discussão, ainda é cedo para se bater o martelo quanto à indicação de quem sairá para qual vaga. Afinal, ao se anunciar todas as pré-candidaturas, as portas para negociações com outros partidos poderiam se fechar.

Por outro lado…
Enquanto Izalci cobra definições de um lado, do outro, os próprios aliados pressionam o tucano para que o PSDB-DF tenha uma definição a respeito da permanência dele à frente da sigla.

“Precisamos primeiro que o deputado Izalci tenha uma definição sobre a candidatura dele, já que há uma pendência ainda. A questão é que, sem essa definição, não podemos fechar a nominata proporcional e nem a majoritária”, declarou o presidente do PRB-DF e também pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), Wanderley Tavares.

Nesta segunda-feira (18/6) Cristovam e Rosso também pediram explicações a Izalci sobre a instabilidade política no PSDB. Eles conversaram por 40 minutos no gabinete do senador Cristovam Buarque. Na ocasião, o tucano afirmou que não há possibilidade de o PSDB ficar sem presidência até o pleito de outubro. O trio decidiu aguardar a decisão do TSE e algumas pesquisas de intenção de voto para divulgar o posicionamento quanto a manutenção da aliança.

Colaborou Suzano Almeida

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?