metropoles.com

Vida em ordem. Consultoria oferece ajuda a quem precisa se organizar

A marca carioca Eticheta, de Andrea Palhares e Tatiana Baez, dá uma mãozinha na hora de otimizar o espaço do guarda-roupas e também cria referências de looks. Veja dicas

atualizado

Compartilhar notícia

IMG_5626
1 de 1 IMG_5626 - Foto: null

Ano novo inspira a colocar a vida em ordem. Closet, casa, agenda, programações, trabalho. A vida contemporânea traz uma série de atribuições pessoais e profissionais que requerem organização para que seu tempo seja otimizado.

Por onde começar? A Eticheta pode ajudar a tornar esse caminho mais fácil. Responsável por aprimorar o estilo pessoal de grandes mulheres, a empresa de Andrea Palhares e Tatiana Baez tem dado o que falar na capital.

Elas otimizam espaços em closet, analisam o biótipo e as necessidades da cliente, sugerem cores e shapes valorizadores, instruem o staff e criam pastas de referências de looks a composições de mesa, listas de serviços práticos para a casa e família. A dupla apresenta a solução para tornar a vida mais eficiente.

A ideia surgiu das experiências trocadas pelas amigas, vizinhas, empresárias e, também, donas de casa. Andrea, formada em marketing, compartilha os segredos aprendidos com a mãe Christiana, que sempre recebeu com maestria, enquanto a administradora Tatiana apresenta soluções às equações domésticas, com dicas que vão dos produtos às contas familiares.

“A experiência Eticheta começa com a visita diagnóstico, que muitas vezes já resolve o problema, e continua com a organização dos espaços, metodologia da rotina familiar e instrução dos empregados para seguir com a manutenção dos serviços prestados”, compartilha Andrea.

Convidadas para palestrar em todo país, a dupla vem a Brasília prestar consultorias especializadas, para ministros, deputados federais e prestigiados empresários, além de procuradoras e advogadas brasilienses.

O portfólio da marca ainda apresenta tarefas pontuais, como a organização de um evento, organização de documentos, escritório, consultoria para casamentos e presentes. “Sugerimos novos usos para o que está sem função na casa, como louceiros, que podem se tornar vasos, ou taças coloridas que podem compor castiçais para uma ocasião singular”.

Entre suas clientes, a principal demanda é como aproveitar as roupas que não são usadas. Para isso, as sócias têm a solução: “Um armário organizado, com as peças à mostra, facilita muito na escolha”.

Por isso, antes de sair às compras e aproveitar as liquidações do início do ano, que tal seguir algumas dicas das experts?

0
  • Closet
    Para manter o guarda-roupa organizado e poupar tempo na hora de se vestir, arrume as peças de acordo com as suas prioridades de uso.

Deixe à mostra as peças mais usadas, como as roupas profissionais, por exemplo, e crie uma metodologia que atenda o seu dia-a-dia. Separe as roupas por estilos – do formal ao esportivo –, estações do ano ou por cores, assim, a visualização das peças facilitará a escolha.

Espaço: A simples troca de cabides amplia o espaço no guarda roupa. Opte por cabides finos. Os de veludo são ótimos para não marcar as roupas.

Sapatos: Devem se organizados de forma a cada pé estar na frente de seu par. Assim, é possível ter à mostra todas as possibilidades.

Avalie: Pergunte-se quantas vezes usou a peça no último ano. Reveja seu estilo pessoal, podendo até pesquisar sugestões de looks com a consultora. Caso não mais combine com seu estilo, doe ou coloque à venda. “Essa avaliação poderá significar mais espaço ou até uma renda a mais, no lugar de peças paradas”, sugere Tatiana.

Bolsas: Para as bolsas maiores, coloque enchimento dentro de papel de seda ou mesmo sacos plásticos. Esse cuidado garantirá que a peça não perca sua forma original, mantendo-se nova.

  • Roupeiro
    As roupas de cama e banho devem ser dobradas de forma uniforme, podendo ser separadas de acordo com seu uso. “Faça pilhas de toalhas do dia-a-dia, para visitas, e as novas. O mesmo pode ser feito com os lençóis, garantindo que sempre haja um jogo novo, quando necessário”, confirma Andrea.

É também recomendável que seja estipulado um dia certo para a troca. “Basta trocar a roupa de cama e banho uma vez por semana, dependendo do uso, e se colocar para lavar em uma única vez, ainda poupará água e energia”, compartilha.

  • Mesa
    Para facilitar as composições de mesa, a Eticheta organiza as toalhas e jogos americanos, fotografando todas as possíveis combinações. É feita uma pasta para a cliente com fotos das mais distintas mesas que podem ser elaboradas com a prataria, louças e acervo de mesa que possui. Desta forma, cada ocasião – das informais às mais cerimoniosas – serão atendidas sem complicações.
  • Limpeza
    O amaciante de roupa pode ser utilizado no chão da casa – dependendo do seu piso –, auxiliado pelo produto de limpeza, para dar uma fragrância perfumada. Cada material requer um produto específico, portanto, avalie seus móveis e pisos antes de usar.

A prataria, se exposta, deve ser limpa uma vez por semana. A dica é embalar as peças guardadas em sacos de celofane transparente, para que sejam protegidas da poeira diária e estejam à mostra para a escolha de quando usá-las.

  • Delivery
    Tenha à mão bons serviços delivery, como florista, padaria, private chef, encanador, eletricista e, até, um profissional de tecnologia. Em caso de emergência, é válido recorrer a estes profissionais.

    Divisórias
    Excelentes para agrupar itens, as caixas de acrílico podem ser usadas dentro de gavetas, armários ou até deixadas à vista em penteadeiras

“Lembre-se: Pincéis de maquiagem devem ser lavados com shampoo a cada 2 semanas e é possível reutilizar aquele rímel seco com apenas algumas gotinhas de óleo de amêndoas nele”, confidenciam.

  • Cabos e fios diversos
    Uma boa solução para manter desembaraçados os fios, é colocar divisórias nas gavetas. Fáceis de encontrar em casas de materiais de construção, esta lembra uma colmeia feita em PVC.

Para acessórios menores, como brincos, tarraxas e grampos, ou mesmo clips, uma caixa de acrílico soluciona bem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?