metropoles.com

Dermatologistas dão oito dicas para manter pele saudável no verão

O “Metrópoles” convidou três especialistas para orientarem como aproveitar a estação mais quente do ano sem provocar danos à pele e ao corpo

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
protetor solar sol
1 de 1 protetor solar sol - Foto: iStock

Por Isadora Campos, Marina Carlos e Bruna Sabarense

A exposição em excesso aos raios ultravioletas pode ser prejudicial à saúde e à pele. Pensando nisso, o Metrópoles convidou dermatologistas para compartilhar as principais precauções que devem ser tomadas na temporada mais quente do ano.

1. Protetor solar: “A melhor proteção que existe são os filtros solares”, sintetiza o dermatologista Ricardo Fenelon. Ainda destaca que a aplicação deve ser feita duas horas antes da exposição da pele ao sol. “De um modo geral, para o dia a dia os FPS 15 ou 20 são os mais apropriados, contudo, para exposições mais prolongadas o ideal o mais recomendado seria FPS 30 ou maior”, acrescenta a dermatologista Camila de Godoy Ribeiro, sugerindo o uso inclusive para bebês, a partir dos seis meses de idade.

iStock

2. Roupas: É necessário dar preferência às roupas de algodão que conseguem proteger até 90% dos raios UV. Tecidos sintéticos combatem apenas 30% desses raios. “E é claro que não podemos esquecer de bonés e chapéus que são proteções clássicas”, resume Fenelon.

3. Olhos: Eles também precisam de cuidados especiais. “Óculos de sol com lentes com filtro UVA e UVB são de extrema importância, por prevenirem a catarata e lesões à córnea”, garante o dermatologista Gustavo de Godoy Ribeiro.

Dr. Ricardo Fenelon
Ricardo Fenelon

4. Hidratação: Para a pele, a proteção é complementada com hidratação. Além de beber muita água, uma dica importante é escolher o creme hidratante adequado para a estação e às necessidades individuais. “Desse modo, é comum que durante o verão tenhamos que escolher um creme facial hidratante diferente do que usamos no inverno”, afirma Camila.

iStock

5. Tratamentos: Todos os tratamentos de pele podem ser feitos nesta época, desde que exista um consenso entre o médico e o paciente. “É necessário utilizar a proteção adequada. Não há como fazer um laser, por exemplo, na qual você provoca uma reação inflamatória para rejuvenescimento e ir para o sol”, avalia Fenelon. Sendo assim, destaca que muitos dos tratamentos procurados no verão são o botox e os preenchimentos pois não sofrem interferência do sol.

Brasília (DF), 10/12/2015 - Badalados Dermatologistas Dicas Verão  Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
Camila e Gustavo de Godoy Ribeiro

6. Oleosidade: Esta também é uma das preocupações constantes no verão, as peles oleosas costumam ficar mais brilhosas devido ao calor, por isso os hidratantes com ação mate e anti-brilho são ideais​. No caso de pele seca, o sol tem tendências de ressecá-las ainda mais, contudo o creme hidratante deve ser escolhido com cuidado para evitar que a pele não fique oleosa. “Existem também loções hidratantes próprias para depois de tomar sol, que além de hidratar possuem agentes que ajudam a acalmar a pele”, complementa Dra. Camila destacando que deve-se consultar um médico antes de utilizar produtos.

iStock

7. Doenças: Fenelon ainda alerta: “É importante lembrar que no verão é muito comum o aparecimento de micoses, o fungo gosta de umidade, calor e oleosidade. Logo, é preciso ficar atento.”

8. Manchas: Para quem não quer perder o resultado do tratamento realizado ao longo do ano ou não quer que manchas se agravem, é possível usar clareadores. Porém, é preciso estar atendo aos ativos das fórmulas, já que alguns são sensíveis à luz. A clássica combinação de ácido retinóico e hidroquinona, por exemplo, deve ser evitada. “Podendo até piorar a mancha em caso de exposição solar”, alerta Gustavo de Godoy. “Como atuam mais superficialmente, causam menos irritação, mas é necessário um tempo maior de uso para o clareamento das manchas”, completa Camila que ressaltar que o uso destes cremes não substitui o uso dos protetores solares.

  • Serviço:
    CLÍNICA RICARDO FENELON
    Dr. Ricardo Fenelon
    Shopping Liberty Mall Torre B Sala 12112
    61. 3326 2213

CDB CENTRO DERMATOLÓGICO DE BRASÍLIA
Dr. Gustavo de Godoy Ribeiro
Dra. Camila de Godoy Ribeiro
SGAS 613 conjunto E sala 204- Centro Médico L2
61. 3245 6207

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?