metropoles.com

Arquiteta Julia Peixoto traz papelaria de luxo para Brasília

De origem carioca, a Allure apresneta um conceito de “alfaiataria em papel” para fornecer produtos personalizados de alta qualidade

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles
Brasília (DF), 10/07/2018  – Evento: Julia Peixoto Rosmo – Arquiteta da sociedade desembarca papelaria de luxo em Brasília –  Local Asa Sul  Foto: JP Rodrigues/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 10/07/2018 – Evento: Julia Peixoto Rosmo – Arquiteta da sociedade desembarca papelaria de luxo em Brasília – Local Asa Sul Foto: JP Rodrigues/Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles

Com quatro anos de mercado, a Atelier Allure, papelaria de luxo carioca com proposta de “alfaiataria em papel”, chega a Brasília sob o comando da arquiteta Julia Peixoto. As operações na capital já estão a todo vapor e a empresa atende no espaço Nube Hub, na Asa Sul. Além de vender itens como cadernetas e Moleskines, a loja trabalha com convites de casamento personalizados, sendo responsável pelos matrimônios de Isis Valverde e Camila Queiroz.

Julia sempre foi apaixonada por papelaria e chegou a fazer alguns convites de forma artesanal antes de descobrir a marca carioca Allure. Ela acompanhava de longe o trabalho da empresa até conhecer uma de suas sócias, Ingrid Feldman. A arquiteta tinha interesse em encomendar uma linha de produtos prontos para vender no Nub Café, empreendimento que toca com as irmãs e pretende inaugurar na próxima semana. Contudo, percebendo a paixão de Julia por convites, Ingrid a convidou, pois precisava de alguém para representar o empreendimento em Brasília.

“O mercado de casamentos em Brasília é muito forte e nenhuma empresa da capital oferece produtos com o conceito de alfaiataria em papel da Allure. Eles precisavam de alguém que os representassem, então entrei no time e estou aqui para atender as noivas da região”, explica Julia. A consulta pode ser presencial ou por videoconferência.

JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles
Marca trabalha com um conceito diferenciado de “alfaiataria em papel”

 

Segundo a arquiteta, noivas que tenham interesse podem marcar uma reunião com ela por WhatsApp ou agendar uma videoconferência, caso a não tenha disponibilidade ou more longe. “Gosto sempre de sentar com todas as noivas, mostrar meu trabalho, mesmo se for à distância. Às vezes, só vendo nas fotos, a gente não consegue entender direito como é o produto”, aponta. O atendimento é feito na Nube Hub, coworking na Asa Sul que comanda com as irmãs.

A proposta da Allure é focada na qualidade, em materiais diferentes e mais nobres. Entre os diferenciais dos produtos, ela aponta que todos os convites têm uma gramatura alta, deixando o papel mais duro.

A empresa também tem um papel marca registrada, criação própria da Allure, mais grosso e durinho, com 1.4mm de espessura e a lateral podendo ser dourada, rosé, cobre ou prata.

No quesito acabamento, explica Julia, existem opções básicas e outras mais elaboradas, que dependem do gosto e estilo dos noivos. “Às vezes, usamos recursos digitais para dar uma economizada. Misturamos elementos nobres com outros simples, mas o acabamento final fica maravilhoso do mesmo jeito”, garante.

JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles
Os convites da Allure são altamente personalizados e feitos com materiais nobres

 

Um dos recursos mais populares de acabamento da Allure é o silk screen, técnica para fazer impressão com relevo. Outro comum é o hotstamp, que transfere a textura da arte para o papel por pressão. “É tudo muito personalizado, feito unicamente para cada noiva. O nosso diferencial é sair um pouco do óbvio. Fazemos do clássico até o mais descolado, fugindo do padrão. Gostamos de criar projetos únicos”, aponta Julia.

Ela afirma que a Allure tem alma carioca e, por isso, trabalha com “bossa e graça”. A recepção das noivas brasilienses tem sido boa, sendo que muitas ficaram frustradas por fechar contrato com outras empresas antes de a Allure ter representante em Brasília. Além de convites, a empresa oferece complementos como cadernetas, plaquinhas, tags, artes para chinelos e presentes para padrinhos e madrinhas. Também é possível fazer mimos e convites virtuais com a mesma identidade visual do original.

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Julia confere os convites um a um para garantir a qualidade

 

Para desenhar convites de casamento, Julia explica que se encontra com os noivos para entender o perfil deles e da cerimônia. Detalhes como o local, horário e tipo de decoração podem ajudar a criar o design do convite. Ela ouve as ideias, dá sugestões baseadas no gosto deles e, a partir disso, monta um pré-projeto, enviado para a equipe do Rio de Janeiro, responsável por desenvolver a identidade visual.

O processo de criação até a entrega dos convites demora cerca de dois meses, portanto a recomendação é para os noivos começarem a planejar com seis meses de antecedência. A partir do fechamento do contrato, a empresa tem até sete dias para fazer o design, que é enviado para a noiva aprovar.

Depois, a gráfica cria uma prova física, o que leva aproximadamente 20 dias. A noiva terá a chance de ver se o modelo está de acordo com o desejado. Em seguida, o material é liberado para impressão, o que demora mais 30 dias.

“Fazemos prova física do convite antes de mandar imprimir tudo. Demora mais tempo, mas você nunca tem nenhuma surpresa. Se tiver uma corzinha que não está batendo, se você não gosta do papel, então a gente tem tempo de mudar. Também conferimos o trabalho um a um, por isso, precisamos de um prazo maior para ter a garantia de que vai sair tudo perfeito”, esclarece Julia.

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Os convites são os queridinhos de Julia

 

Além de trabalhar com convites, a arquiteta pretende deixar produtos como planners e Moleskines expostos no café para atrair visibilidade. No portfólio de clientes da Allure, estão nomes como o hotel Copacabana Palace, que encomendou no ano passado Moleskines forrados em chamois colorido e kits de colorir, batizado de Golden Colors, para presentear seus hóspedes. A marca oferece produtos com preços entre R$ 79 e R$ 179.

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Allure inclui elementos da cerimônia no convite

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?