YouTube faz curadoria de conteúdos com líderes negros na moda

Iniciativa reúne desfiles, entrevistas e outros tipos de vídeos relacionados ao trabalho de profissionais como Virgil Abloh e Naomi Campbell

atualizado 17/10/2020 15:55

Naomi Campbell Kristy Sparow/Getty Images

O YouTube divulgou uma playlist com conteúdos relacionados ao trabalho de líderes negros na indústria da moda. O objetivo do projeto é apoiar o movimento Black Lives Matter, amplificando as vozes, talentos e opiniões de profissionais como Virgil Abloh, Naomi Campbell e Grace Wales Bonner. A seleção traz 13 vídeos com conteúdos variados, que vão desde desfiles de moda a entrevistas.

Vem comigo saber mais!

@sofianewhoknocks/Giphy/Reprodução

O projeto

A programação, revelada na última terça-feira (13/10) e intitulada Black Leaders in Fashion (Líderes Negros na Moda), é uma curadoria do canal Fashion & Beauty, do YouTube. A ação é parte de um esforço para fazer com que líderes negros tenham uma presença maior na plataforma de vídeos.

Além de Abloh, Campbell e Wales Bonner, a lista completa traz mais nove nomes. São eles: Adebayo Oke-Lawal, Andrea Iyamah, Felisha Noel, Jerry Lorenzo, Kenneth Nicholson, Laduma Ngxokolo, Samuel Ross, Stella Jean e Tremaine Emory.

Na opinião do chefe de moda e beleza do YouTube, Derek Blasberg, o ano de 2020 foi uma ótima oportunidade para todas as indústrias refletirem sobre formas de trazer diversidade e representatividade. “Só no ano passado, vimos um conteúdo incrível que levanta diversas vozes, e a programação que estamos estreando hoje e nos próximos anos se baseia nesse trabalho”, afirmou.

“O YouTube é o lar de diversas vozes e perspectivas e temos uma oportunidade única de usar nossa plataforma para destacar o talento da moda negra e aumentar seu público no YouTube”, continuou Blasberg. “Agora, mais do que nunca, é vital não apenas apoiar, mas se centrar em nossos criadores, marcas, designers e profissionais da moda negros.”

Virgil Abloh
O trabalho de Virgil Abloh na Off-White e na linha masculina da Louis Vuitton é prestigiado na playlist do YouTube que destaca líderes negros na moda

 

Naomi Campbell discursando no Fashion Awards 2019
Os vídeos trazem diferentes tipos de conteúdos relacionados a 12 personalidades negras da indústria, incluindo a supermodelo Naomi Campbell

 

Grace Wales Bonner
No caso de Grace Wales Bonner, fundadora e diretora criativa da Wales Bonner, a curadoria selecionou um filme que apresenta parte da coleção de primavera/verão 2021

 

Stella Jean
Stella Jean, estilista italiana, também aparece na seleção de vídeos em entrevista ao Business of Fashion

 

Jerry Lorenzo
Este é o estilista Jerry Lorenzo, outro que surge em bate-papo com o BoF

 

Conteúdos

Dois desfiles de Virgil Abloh aparecem na curadoria do projeto: o show da coleção de primavera/verão 2021 masculina da Louis Vuitton, em Tóquio, e a de outono/inverno 2020 da Off-White, em Paris. A seleção inclui, também, a coleção de spring de Samuel Ross para a marca A-Cold-Wall.

Um dos filmes que chamam a atenção é Thinkin Home, apresentação da coleção de primavera/verão 2021 da grife Wales Bonner, estrelada por oito jovens da cidade de Portmore, na Jamaica. No curta, dirigido por Jeano Adwards, eles andam por ambientes urbanos e naturais usando peças da marca.

 

Os conteúdos não param aí: Felisha Noel fala sobre sua trajetória enquanto mulher negra e designer de moda sem formação, enquanto a supermodelo Naomi Campbell conversa com a youtuber de beleza nigeriana-americana Jackie Aina. O estilista Tremaine Emory, também conhecido como Denim Tears, fala sobre a experiência negra por trás de seu trabalho.


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias