Vídeo: aprenda a colorir roupas com sementes de abacate

Com mais de 6 milhões de visualizações, a técnica com corante natural encantou os internautas pela praticidade e cor final

Ilya Sereda / EyeEm via Getty Images

atualizado 03/07/2020 12:32

Se você faz parte da turma que resolveu investir na criatividade durante a quarentena, irá curtir a última novidade das redes sociais. Além de aulas, cursos de moda on-line e tutoriais que ensinam a fazer tie dye em casa, agora você pode aprender, também, a tingir peças de roupa com sementes de avocado. Quem diria que, além de nutritivo, o caroço da fruta poderia ser usado para colorir tecidos.

Vem comigo conferir!

@ColumbusNavigator/Giphy/Reprodução

No seu perfil HipFinn, no TikTok, a jovem Katie revela, em poucos minutos, o tingimento de uma t-shirt usando apenas sementes da fruta. Com mais de 6 milhões de visualizações, o vídeo mostra o resultado final da camiseta branca que, ao ser submersa pela água do cozimento das sementes, passa a ter coloração rosa pastel. O tom encanta os seguidores que desconheciam a técnica.

Não tem a fruta em casa? Não precisa se preocupar. A técnica também funciona com as sementes do abacate, pois ambas contêm o corante natural. Por dentro das esferas, uma espécie de líquido leitoso rico em taninos é a substância que permite a pigmentação de tom vermelho ao ser fervida.

Você pode pintar suas roupas brancas de rosa com um abacate
Um vídeo está repercutindo no TikTok por ensinar a tingir tecidos de forma natural

 

O tutorial do Tiktok demonstra o hack
O corante é obtido após ferver sementes de avocado ou abacate

 

Tingimento natural
A tinta natural pode ser usada para fazer t-shirts em tie dye

Para o procedimento, é importante separar peças de roupa com tecidos naturais ou que apresentem grande porcentagem de algodão, lã ou linho em sua composição. Por ser uma tintura natural e livre de produtos químicos, ela não é absorvida por outros tipos de fios.

O tom rosado pode ficar mais escuro, dependendo do tempo de cozimento da roupa com o pigmento natural. Pode, inclusive, ficar alaranjado, se permanecer mais tempo no processo, explica a usuária HipFinn durante o vídeo.

Tingimento natural
Na rede social, o vídeo de poucos minutos já foi reproduzido 6 milhões de vezes

 

Tingimento natural
O resultado final da tintura surpreendeu os seguidores da plataforma

 

Tingimento natural
O perfil HipFinn explica a técnica em poucos minutos
Como fazer

Para começar, basta higienizar os caroços do avocado ou de abacate, colocá-los em uma panela, cobrir com água e esperar ferver. No vídeo, foram utilizadas três unidades, mas, se preferir um tom de cor mais escuro, é recomendado adicionar mais sementes.

A cor da água vai chegar próximo ao vermelho ou rosa escuro. Em seguida, mergulhe as peças na panela, garantindo que todas as partes estejam em contato com a água. Se quiser realizar a técnica tie dye, amarre as roupas com barbantes ou liguinhas antes de deixar a t-shirt de molho.

Você precisa trazer os caroços de abacate para ferver
Para começar, basta colocar as sementes com o dobro de água em uma panela

 

A água ficará com um tom profundo de rosa ou vermelho
Ferva por uma hora até notar diferença na cor da água

 

Mergulhe as roupas brancas na panela colorida
Depois, é indicado deixar a roupa de molho na panela

 

Lave o excesso de tinta e jogue-o na máquina de lavar
Para tirar o excesso da pigmentação, lave suavemente à mão ou em um ciclo na máquina de lavar roupas

No tutorial, HipFinn deixou a roupa descansando por oito horas na panela e lavou com água corrente em seguida. Para garantir a maior fixação do pigmento, é recomendado lavar em um ciclo rápido na máquina ou à mão, esfregando suavemente a roupa com sabão neutro.

O resultado depende da quantidade de sementes, do tempo de cozimento e do tipo de tecido. Para obter tonalidades mais intensas, ferva por uma hora e deixe o tecido de molho durante a noite.

@hipfinnAvocados as clothing dye 🥑😏✨ ##diy ##learnfromme♬ original sound – hipfinn

Outros corantes naturais

Quem não tiver avocado ou abacate em casa pode se aventurar no universo dos corantes naturais da mesma forma. Demais frutas, cascas e sobras de vegetais também dão origem a pigmentos para o tingimento das roupas, além de auxiliar no reaproveitamento de restos de comida que seriam descartados.

Cada um dos vegetais criam cores distintas, como o vermelho que resulta da beterraba ou o tom amarelo que é extraído da casca da laranja. O verde é resultado do espinafre e a cor laranja é alcançada no cozimento da casca da cebola. É recomendado testar a coloração antes de mergulhar a peça de roupa preferida.

Avocado
Mais opções, além das sementes de abacate e avocado, são as sobras de frutas e legumes

 

tintura natural
Basta cozinhar as sobras em panelas separadas para não misturar as cores

 

tintura natural
É recomentado deixá-los cozinhando por uma hora, peneirá-los e, em seguida, submergir as peças de roupas na água com corante natural

Para utilizar os vegetais, é interessante fervê-los com água em panelas distintas, para evitar que as cores se misturem. É recomendado ferver em fogo médio durante uma hora.

Ao contrário das sementes de abacate ou avocado, que são grandes, quando se utiliza demais castas ou legumes, é indicado coar a água antes de mergulhar a peça de roupa. Depois, basta deixar o item de molho por aproximadamente uma hora e enxaguá-lo.

Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias