metropoles.com

Pesquisa demonstra quais são as cores mais associadas ao atual cenário

O estudo feito pela agência Leo Burnett, junto à empresa de tecnologia MindMiners, mostra que cinza, preto e verde são as tonalidades da vez

atualizado

Compartilhar notícia

Edward Berthelot/Getty Images
Mulher no street style de Paris, com carros ao fundo, usando blazer verde, calça cinza e blusa preta
1 de 1 Mulher no street style de Paris, com carros ao fundo, usando blazer verde, calça cinza e blusa preta - Foto: Edward Berthelot/Getty Images

As cores são um importante fator na hora de montar um look. Afinal, elas podem representar muito bem o nosso humor e até a nossa personalidade. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a escolha dos pigmentos também se transforma em um reflexo da realidade. Um estudo da agência Leo Burnett mostra quais são as cores mais associadas ao atual cenário.

Vem comigo conferir!

Getty Images

A pesquisa foi realizada por uma das maiores agências de publicidade do Brasil em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners. O objetivo foi entender os impactos da crise da Covid-19 nos sentimentos, hábitos e comportamentos das pessoas.

A estimativa envolveu mil entrevistados, das regiões Sudeste (48%), Sul (15%), Nordeste (23%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%). Foram ouvidos homens (48,4%) e mulheres (51,6%), a partir de 18 anos, das classes A (15%), B (40%), C (40,5%) e D/E (4,5%).

O resultado demonstra que 24% da população vê cinza como a tonalidade que melhor representa o momento, “em tradução de sentimentos como resignação e incerteza”. Em seguida, ambos com 14%, aparecem o preto (tristeza e seriedade) e o verde (“positivismo” e esperança).

mulher usando cinza no street style
O cinza foi apontado por 24% dos entrevistados como a cor que mais representa o momento

 

Considerada neutra, a tonalidade significa resignação e incerteza

 

Caroline Daur no street style de preto
O preto aparece em segundo lugar, representando seriedade e até tristeza

 

mulher no street style, de verde
O verde empatou com o preto, na segunda posição. Por outro lado, o pigmento green simboliza “positivismo” e esperança

 

Em terceiro lugar (12%), surge o azul, representando confiança e tranquilidade. Vale destacar que a cor de 2020, eleita pela Pantone, é o Classic Blue (código 19-4052). O tom transmite calma, confiança e conexão, segundo a empresa norte-americana.

mulher no street style
O azul vem em terceiro lugar na pesquisa

 

mulher no street style
De acordo com o estudo, o azul transmite confiança e tranquilidade

 

código cor Pantone
Segundo a Pantone, a cor de 2020 é o Classic Blue

 

No ranking, também estão as cores: vermelho (perigo e dinâmica), com 9%; amarelo (energia e riqueza), apontado por 8% dos entrevistados; branco (pureza e inocência), acumulando 5% das respostas; e rosa (amor e gentileza), que obteve 4% dos “votos” como a tonalidade que tem tudo a ver com o cenário.

pesquisa sobre as cores que representam o atual cenário
Batizado de O Dia em que a Terra Parou, o estudo foi realizado pela Leo Burnett com a MindMiners

 

Segundo Deh Martini, especialista em colorismo, a tonalidade de uma peça de roupa, acessório ou maquiagem pode valorizar (ou não) a coloração da pele. “Não existe cor desprovida de sentimento. Elas causam um efeito físico na pessoa, absorvendo a luz e rebatendo. Quando rebatem, agem no tom de pele”, explicou a profissional em entrevista à coluna.

Vale destacar que não existe cor neutra para todo mundo. Tons considerados sóbrios, como preto, cinza e branco, também agem de formas diferentes em cada pele, de acordo com a consultora.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia