metropoles.com

New York Design Week recebe talentos de Brasília. Confira!

Doze designers vão divulgar a arte brasiliense na feira Wanted Design, que acontece entre 19 e 22 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
siteluiz erta 3
1 de 1 siteluiz erta 3 - Foto: Reprodução/Instagram

Não é nenhuma surpresa o fato de Brasília servir de inspiração para vários artistas e estilistas. Linhas retas e curvas se misturam em prédios e ruas do amplo espaço moderno da capital federal. Desenhada como a cidade do futuro, ela foi imaginada por Lúcio Costa e construída em apenas quatro anos. Apesar de jovem, a arquitetura daqui é mundialmente apreciada. Ousada e revolucionária, cria toda uma cultura inusitada e contemporânea.

Recentemente, Brasília recebeu o título de cidade criativa do design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Além disso, a cidade é berço de 12 designers escolhidos para divulgarem seus trabalhos na feira Wanted Design, parte da New York Design Week.

Os artistas se inspiram em traços modernos e, principalmente, na arquitetura de Brasília, considerada um exemplo mundial de urbanismo. Vem comigo conhecê-los!

Thaís Fread
Designer de joias desde 2013, a brasiliense Thaís Fread faz um trabalho artesanal direcionado a mulheres cheias de atitude. Com muita criatividade e gosto por diversas artes, a fã de Athos Bulcão passeia por tendências e foi pioneira ao transformar materiais de construção em acessórios incríveis.

As coleções são inspiradas na arquitetura e em algumas características do Cerrado.

“Sinto-me super honrada em fazer parte do grupo de designers que representarão Brasília, a maior fonte de inspiração da minha arte”, comemora.

Divulgação
Anel de vidro fosco e mármore, da linha Cerrado Concreto. Supercharmoso, dá um toque elegante a qualquer look

 

Luiz Antônio Gomes
A marca Lago Couture, de Luiz Antônio Gomes, disponibiliza roupas e acessórios em couro com design próprio. Formado em artes plásticas e com alguns semestres de arquitetura cursados, o designer sempre gostou de moda e celebra o atual prestígio.

“Estou muito feliz por ser reconhecido pelo meu trabalho, ainda mais por ser, entre os 12 selecionados, o único designer de moda”.

A proposta de Gomes é oferecer peças quase exclusivas, apostando em materiais diferenciados, como couro de pirarucu. Atualmente, os produtos são vendidos em lojas colaborativas.

Divulgação
Bolsa trapézio é feita de couro bovino. A forma arquitetônica do Teatro Nacional inspirou a confeccção

 

Nazareth Pinheiro
A arquiteta de joias Nazareth Pinheiro traz um trabalho autoral detalhado. Ainda neste ano, criou a própria marca, focando em formas geométricas muito parecidas com o cobogó. A referência à capital federal aparece também em uma ode às paisagens urbanas com acessórios esculturais.

As joias são inspiradas também em outras cidades já visitadas pela artista.

Reprodução/Instagram
Pingentes inspirados nos cobogós fogem dos tradicionais prédios de Brasília. Os acessórios em prata são delicados e têm shape geométrico

 

Joana Prudente
A designer brasiliense se sentiu honrada com a notícia de que vai representar a capital em Nova York.

Do estudo sobre arte e da experiência de viver em Brasília, nasceram as suas joias.

“Você se reconhece no outro. É uma sensação muito recompensadora a de perceber que faço parte de um movimento preocupado com a qualidade”, comenta Joana.

A jornalista e designer trabalha de forma minimalista e imprime a tridimensionalidade nas peças. São clean e brincam com linhas curvas de forma muito semelhante à arquitetura da capital.

Divulgação
Anel de prata, inspirado em uma forma matemática. A assimetria da joia representa a interessante estética empregada na produção

 

Confira mais trabalhos desses artistas:

0

New York Design Week
A New York Design Week é uma plataforma que visa discutir e promover tendências do design mundial. A iniciativa acontece em parceria com a International Contemporany Furniture Fair, e terá mais de 600 mil visitantes neste ano.

Além de participarem de palestras, workshops, debates e exposições, os designers terão a oportunidade de vender produtos para compradores de fama internacional. A ideia é apresentar obras locais para outros profissionais de todo o mundo. Junto às joias e bolsas, serão expostos outros acessórios, como roupas, desenhos, grafites e objetos para casa e mobiliário.

Conheça produtos de mais designers que participarão do evento:

0

 

O destaque aos artistas brasileiros será dado com a mostra Fresh From Brasil, de 19 a 22 de maio, na La Venue Terminal Store.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia