Multimarcas Q.U.A.D.R.A lança coleção de peças feitas com upcycling

A loja convidou dois estilistas brasilienses para ressignificarem peças que estavam paradas no acervo

atualizado 16/09/2020 12:27

Patricia Vaz - coleção upcycling da Q.U.A.D.R.A Q.U.A.D.R.A Concept Store/Divulgação

Uma coleção de upcycling foi a forma que a multimarcas brasiliense Q.U.A.D.R.A Concept Store encontrou para dar nova vida a peças paradas no estoque há mais de uma temporada, sem precisar recorrer aos descontos apelativos. Afinal, na visão da loja, o consumo desenfreado já é algo fora de moda. Esta é a primeira edição da linha, batizada de Upcycling Is The Future (Upcycling é o futuro, em tradução livre). Segundo a multimarcas, essa será uma proposta constante.

Vem comigo!

Giphy/Q.U.A.D.R.A Concept Store/Divulgação

Upcycling Is The Future

Baseada na técnica tão celebrada na moda sustentável, a coleção foi desenvolvida por dois estilistas brasilienses, convidados pela multimarcas: Flavia Laboissiere e Ezio Evy. Segundo a label fundada por Patricia Vaz, essa foi uma forma de reforçar o apoio à produção de moda local. Fazer upcycling, movimento que surgiu em meados dos anos 1990, é reaproveitar produtos e materiais e transformá-los em novas peças, com qualidade igual ou superior, ou com um maior valor ambiental.

Cada um dos designers convidados teve liberdade para recriar peças do estoque, de acordo com sua própria estética e habilidades técnicas, além da capacidade de se reinventar. Como resultado, as roupas ganharam um caráter exclusivo e criativo. A coleção traz top croppeds, saias, shorts e vestidos com design cool e modelagens que se encaixam perfeitamente no verão.

O lançamento ocorreu no início do mês, em um vídeo no IGTV da loja. “A cada dia estamos valorizando tudo aquilo que traz essência e valor ao nosso meio”, explicou Patricia Vaz. “Dessa forma, resolvemos lançar uma coleção de upcycling e convidamos designers brasilienses para ressignificar peças que estavam paradas em nosso acervo há muito tempo, para dar um olhar e um toque de arte”, completou.

Patrícia Vaz
Patricia Vaz, fundadora e diretora da multimarcas brasiliense Q.U.A.D.R.A Concept Store, usa um dos vestidos da coleção de upcycling da loja, intitulada Upcyling Is The Future

 

Coleção Upcyling is the Future - Flavia Laboissiere
Para transformar peças que estavam paradas no acervo em novos produtos, a loja convidou dois estilistas brasilienses, incluindo Flavia Laboissiere (foto)

 

Coleção Upcyling is the Future - Ezio Evy
Outro estilista convidado foi Ezio Evy. Ambos tiveram liberdade para transformar as peças de acordo com seu próprio olhar estético

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Conjuntinho feito por Evy

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Vestido da coleção

 

Intervenções dos estilistas

Flavia Laboissiere, diretora criativa da Laboissiere, inverviu nas peças do acervo de duas formas diferentes. Primeiro, alterou a modelagem, transformando calças em camisas, por exemplo, ou saias em vestidos. Além disso, desenvolveu uma estampa exclusiva para a coleção, inspirada no coletivo Memphis, que marcou o design dos anos 1980.

“Eu queria criar uma estampa lúdica, mais divertida, para esta fase que estamos passando”, compartilhou a estilista. “Acho que as duas palavras-chave hoje em dia para os criadores de moda são sustentabilidade e ressignificação, e é isso que o upcycling vem mostrar.”

Reaproveitar o máximo dos produtos é um conceito importante dentro dessa técnica, explicou Ezio Evy. “A criação começa com um estudo da peça, para daí desenvolvermos novos produtos”, comentou no vídeo de apresentação da coleção. “É um universo muito grande que você tem, ressignificar as peças e reinseri-las de uma maneira sustentável. Acho que se trata de um futuro sustentável para a moda.”

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Conjuntinho de top cropped e saia

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Shorts com a estampa exclusiva desenvolvida por Flavia Laboissiere para a coleção

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Conjunto com tecido listrado e estampa na saia

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Aqui, as duas peças ganham a estampa lúdica, inspirada pelo coletivo Memphis

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Saia de cintura alta e outro top cropped

 

Coleção Upcyling is the Future - Q.U.A.D.R.A
Estampa em dose dupla!

 

Delivery e drive-thru

Vale destacar que as peças têm tiragem limitada. Além das próprias araras, a loja oferece a possibilidade de compra em delivery para o Distrito Federal e entrega em todo o Brasil. Há, também, um esquema estilo drive-thru: o cliente escolhe os produtos e pode ir à loja apenas para retirá-los.

Na galeria abaixo, veja como eram as peças originais, antes do upcycling:

0

Serviço:
Q.U.A.D.R.A Concept Store
SHIS Qi 13 Bloco J, Lago Sul
instagram.com/q.u.a.d.r.a
(61) 3248-2840
(61) 99225-7395


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias