Looks do Met Gala 2019 fazem jus ao tema camp, marcado pelo exagero

Apesar de algumas celebridades terem escolhido opções que fugiram da proposta, em geral as composições foram extravagantes e intensas

Nessa segunda-feira (06/05/2019), personalidades da moda, do cinema e da música compareceram a um dos eventos mais importantes do ano. O tradicional Met Gala, baile que marca a abertura da exposição anual do Instituto de Vestuário do Metropolitan Museum, em Nova York, teve um tema curioso em 2019: o camp, marcado pelos exageros.

O estilo é inspirado no ensaio Notes on Camp (1964), de Susan Sontag. Embora o uso do termo seja, atualmente, sinônimo de extravagância que beira a bizarrice, a estética é definida como algo esotérico e até um símbolo de identidade. Por isso, os looks escolhidos para a noite não economizaram nas cores, texturas e adereços.

Entre os destaques do evento estão os cabelos coloridos e o estilo carnavalesco. Também chamou atenção o uso de headpieces e penteados pesados. Algumas celebs capricharam nas caudas, no brilho e no volume. Por outro lado, teve quem simplesmente ignorou a pedida e optou por um visual menos elaborado.

Vem comigo!

 

Supercamp
Ao longo de mais de 70 anos, o red carpet do Met Gala se tornou um símbolo para a moda. Por lá, sempre passam looks que entram para a história. Desde que foi anunciado o tema deste ano, a expectativa ficou alta.

Para entrar com tudo na pegada camp, as celebs mergulharam no teatral. É claro que Lady Gaga, conhecida pelo estilo performático, não deixaria a desejar: a cantora escolheu um vestido que se transformou em quatro visuais diferentes, desenvolvido por Brandon Maxwell. Já Cardi B elegeu uma peça vermelha com uma cauda enorme, cheia de nervuras e plumas.

Outro ótimo exemplo são Janelle Monáe, de vestido by Christian Siriano, e Ezra Miller, que investiram em combinações para lá de surrealistas. Na lista do supercamp estão também as combinações de Hailey Steinfield, Saoirse Ronan, Harry Styles, Julianne Moore, Jared Leto e Florence Welch.

 

Carnavalesco
No Brasil, conhecemos bem uma festa que tem tudo a ver com extravagância: o Carnaval. Para o Met Gala 2019, algumas personalidades apostaram tanto na exuberância que poderiam sair de lá direto para a Sapucaí. As irmãs Kendall e Kylie Jenner, por exemplo, não dispensaram muitas plumas e cores vibrantes em vestidos da Versace.

No time, também estão Céline Dion, Cara Delevingne, Janet Mock, Lizzo, Hamish Bowles, Gemma Chan e Winnie Harlow. As escolhas também incluem headpieces trabalhados.

 

Cabelos coloridos
Uma opção interessante para a noite foi levar a intensidade para os cabelos. A ideia de encarar um personagem tem tudo a ver com mudar a cor dos fios. Tons fortes ou candy colors dominaram as madeixas de Lucy Boynton, Kristen Stewart, Nicki Minaj, Laverne Cox, Regina Hall e Donatella Versace.

 

Penteados e adereços
Ainda na onda de jogar o destaque para a cabeça, algumas convidadas preferiram investir em volume nos cabelos. Lily Collins e Dua Lipa escolheram penteados à la Amy Winehouse. Na mesma vibe, Yara Shahidi jogou os fios para o alto, assim como Ciara, com um toque de rebeldia.

Vestida de Versace, Lupita Nyong’o escolheu levantar a bandeira do movimento black power, mostrando a textura real do cabelo com detalhes de pentes garfo em dourado. Outra escolha foi o uso de tiaras e adereços que lembram toucas, como nas produções de Gigi hadid, Dakota Johnson, Jennifer Lopez e Emily Blunt.

 

Fora do tema
Nem todas as escolhas foram condizentes com a pegada camp. Para passar pelo pink carpet, algumas convidadas optaram por visuais elegantes ou mais simples e acabaram fugindo da proposta.

Gisele Bündchen foi uma delas. A top brasileira usou um vestido eco-friendly da Dior feito exclusivamente para ela. Com plissados que começavam nas mangas e um decote profundo, o look foi monocromático.

No mood minimalista, Penélope Cruz usou um visual preto e branco da Chanel. Apesar de ter um laço e camadas, pode ser considerado simples, devido ao tema do Met Gala 2019. Quem também não quis exagerar foram as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, além de Gwyneth Paltrow, Miley Cyrus, Demi Moore e Hayley Bieber.

 

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Rebeca Ligabue