metropoles.com

London Fashion Week começou. Saiba o que esperar!

Semana de moda inglesa abrigará aniversários de carreira, desfiles internacionais, retorno de veteranos e estrelas em ascensão

atualizado

Compartilhar notícia

Charles Jeffrey Loverboy – Runway – LFWM January 2019
1 de 1 Charles Jeffrey Loverboy – Runway – LFWM January 2019 - Foto: null

A Semana de Moda de Londres começou, nessa quinta-feira (14/2), em clima de tensão econômica. A saída do Reino Unido da União Europeia tem espalhado insegurança no mercado têxtil, que reage negativamente à vontade do governo de deixar o bloco econômico sem um acordo. Segundo o Conselho Britânico de Moda, a decisão deve ser colocada sob voto popular, para evitar uma ruptura abrupta.

Uma das ações dessa edição do London Fashion Week (LFW) ilustra bem essa preocupação. Pela primeira vez, o Internacional Fashion Showcase levará 16 estilistas estrangeiros à Somerset House. O brasileiro David Lee está entre eles. Além disso, a programação do evento ainda inclui um coquetel de boas-vindas ao Fashion Hong Kong e uma exposição com designers indianos. Porém, as novidades não param por aqui.

Vem comigo saber o que mais vai rolar!

 

A edição de outono/inverno do LFW marcará o retorno de Vivienne Westwood às passarelas da semana de moda, depois de ter participado das duas últimas temporadas apenas com apresentações digitais. No comeback, ela mostrará tanto peças femininas quanto masculinas.

Tristan Fewings/Getty Images
Vivienne Westwood retornará às passarelas da semana de moda inglesa

 

Outra veterana confirmada no evento é Zandra Rhodes, que celebra os 50 anos de sua marca homônima no dia 19. O cipriota Hussein Chalayan também comemora os 25 anos de sua estreia na Semana de Moda de Londres com um show nesta segunda-feira (18).

Stuart C. Wilson/Getty Images
Zandra Rhodes e seu conhecido cabelo rosa. Designer completa 50 anos de sua marca neste ano

 

Kristy Sparow/Getty Images
Hussein Chalayan celebra 25 anos de sua estreia no evento

 

Entre os novatos os destaques são: Matty Bovan, com sua estética distópica; os designs disco de Halpern e Richard Quinn; a designer britânica Grace Wales Bonner, em cartaz com uma exposição na Serpentine Gallery; Ji Won Choi, com sua coleção em parceria com a Adidas Originals; e Supriya Lele, que volta ao LFW após sua bem-recebida estreia na última edição de primavera/verão.

Stuart Wilson/BFC/Getty Images
Matty Bovan trabalha com mood distópico

 

Tristan Fewings/BFC/Getty Images
Rainha Elizabeth II premiou Richard Quinn no ano passado

 

Stuart C. Wilson/Getty Images
Grace Wales Bonner no London Collections Men

 

Isabel Infantes/PA Images via Getty Images
Coleção de Supriya na última London Fashion Week

 

No bloco das labels consagradas, teremos Erdem, Christopher Kane, Roksanda e Burberry, com sua segunda coleção sob o direcionamento de Riccardo Tisci. Alexa Chung também está entre as apresentações mais aguardadas, com a segunda coleção de sua marca homônima, lançada em 2017.

Stuart C. Wilson/Getty Images
Desfile da Erdem na London Fashion Week de outono/inverno 2016

 

Catwalking/Getty Images
Fila final de Christopher Kane na última edição de outono/inverno do LFW

 

John Phillips/BFC/Getty Images
Show da Roksanda realizado no início de 2018

 

Irina Shayk na estreia de Riccardo Tisci na Burberry

 

Isabel Infantes/PA Images via Getty Images
Alexa Chung apresenta a segunda coleção de sua marca homônima no dia 16

 

O London Fashion Week é um evento comercial organizado pelo British Fashion Council (BFC). Ele acontece duas vezes por ano e, tradicionalmente, tem o objetivo de dar aos designers a oportunidade de mostrar suas novas coleções antes de elas estarem disponíveis para compra. Isso permite que os consumidores e editores identifiquem as principais tendências da próxima temporada.

Nesta edição, os shows em si começam nesta sexta-feira (15/2) e seguem até o dia 18 de setembro. Os desfiles acontecem em toda a capital inglesa, mas algumas marcas escolhem se apresentar no espaço fixo da semana de moda, desta vez localizado no The Store.

Ian Gavan/Getty Images
Primeira fila da semana de moda sempre conta com presenças ilustres

 

Yui Mok - Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth II entre Anna Wintour e Caroline Rush

 

A Semana de Moda de Londres é apenas para convidados, porém a programação conta com festival no qual os fãs do universo fashion têm a oportunidade de assistir a desfiles e palestras organizados por especialistas do setor. Pela primeira vez, essa parte do evento acontecerá em paralelo à agenda oficial.

Outro fato interessante é que junto a esta edição da fashion week acontecem duas exposições muito legais: Christian Dior: Designer of Dreams, que eu já adiantei aqui na coluna, e Swinging London: A Lifestyle Revolution, sobre um grupo de estilistas, arquitetos e fotógrafos responsável por agitar a cena cultural britânica nos anos 1950 e 1960.

Eamonn M. McCormack/Getty Images
Um dos momentos mais bonitos da Christian Dior: Designer of Dreams

 

Eamonn M. McCormack/Getty Images
Algumas das criações históricas da label

 

Embora muitos tenham uma imagem pomposa do LFW, a iniciativa é responsável por aquecer uma indústria que movimenta 202 milhões de libras por ano. Enquanto nos bastidores do segmento as marcas buscam soluções para problemas relacionados à sustentabilidade e à diversidade, a semana de moda celebra o talento artístico, oxigenando o consumo e a forma como o público se expressa.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia