Lewis Hamilton: veja 10 looks que provam o potencial do estilo do piloto

Automobilista de fórmula 1, o britânico é referência dentro e fora das pistas. Ele costuma usar os looks como ferramenta contra o racismo

atualizado 15/10/2020 11:45

Lewis Hamilton com máscara em prol do Black Lives Matter Dan Istitene/Formula 1 via Getty Images

O britânico Lewis Hamilton é um dos melhores automobilistas de todos os tempos. Seis vezes campeão mundial de Fórmula 1, ele arrasa dentro e fora das pistas. Quando o assunto é estilo, o piloto investe em composições ousadas e elegantes, com um toque urbano. Também usa os looks como uma ferramenta em prol da luta contra o racismo.

Vem comigo!

Giphy/Getty Images


Black Lives Matter

É de conhecimento de todos que o automobilismo é um esporte dominado por brancos. Nesse cenário, Lewis Hamilton coleciona conquistas. Uma delas é o fato de sido o primeiro homem negro a conquistar um lugar de destaque na Fórmula 1.

No segmento, o britânico tem uma forte atitude contra a discriminação racial. Frequentemente, posiciona-se em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que foi intensificado depois que o segurança negro George Floyd foi assassinado por um policial branco, em maio deste ano.

Em um dos protestos, por exemplo, o piloto teve o carro pintado de preto. Além disso, as manifestações são feitas por meio de visuais escolhidos pelo atleta. Nas corridas de 2020, Hamilton apareceu usando diferentes camisetas de apoio à causa.

Em setembro, no Grand Prix (Grande Prêmio) da Toscana, na Itália, ele vestiu uma t-shirt preta com os dizeres “Prendam os policiais que mataram Breonna Taylor” na frente. Já na parte de trás, a blusa tinha estampado “digam o nome dela”, com uma fotografia da mulher preta assassinada brutalmente pela polícia na própria casa, em março.

Contudo, a reinvindicação não foi bem aceita por todos. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) considerou o ato político e determinou, em 27 de setembro, durante o GP da Rússia, que os pilotos não devem colocar camisas por cima do macacão de corrida na cerimônia de pódio.

Além disso, Hamilton foi criticado por veteranos brancos da Fórmula 1. Mario Andretti, por exemplo, chamou o hexacampeão de “militante”, em tom pejorativo, por causa dos protestos antirracismo. Disse ainda que demonstrar indignação com a falta de diversidade é “criar um problema que não existe”. Já Jackie Stewart afirmou à TV britânica que o problema do racismo “não é tão grande quanto pode parecer”.

O ativista garantiu que não deixará de lutar pelo que acredita. “Eu não me arrependo de nenhum momento”, afirmou o piloto, em entrevista coletiva. “As pessoas falam sobre esporte não ser lugar para política, mas essa é uma questão de direitos humanos”, completou.

Pelo Instagram, Hamilton também disse que não se calará. “Quero que saibam que não vou parar, não vou desistir, não vou desistir de usar essa plataforma para lançar luz sobre o que acredito ser certo”, escreveu o britânico.

Lewis Hamilton no street style de Paris
O estiloso Lewis Hamilton é o atual líder da Fórmula 1

 

Lewis Hamilton com camiseta Black Lives Matter
Em 30 de agosto, no GP da Bélgica, ele usou camiseta em referência ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)

 

Lewis Hamilton com camiseta em manifestação pelo assassinato de Breonna Taylor
Depois, em 13 de setembro, no GP da Toscana, surgiu com a estampa “Prendam os policiais que mataram Breonna Taylor”

 

Lewis Hamilton, piloto de fórmula 1, usando óculos Black Lives Matter
Depois da proibição da FIA, Hamilton seguiu protestando sutil e estrategicamente com referência ao Black Lives Matter na lateral da armação dos óculos escuros

 

Lewis Hamilton, piloto de fórmula 1, usando óculos como protesto contra o racismo
No meio das celebridades, Lewis Hamilton é uma das vozes mais ativas na luta antirracismo atualmente

 

Moda

Além de ser um atleta reconhecido, Lewis Hamilton é superligado na indústria fashion. Em diferentes temporadas, prestigiou semanas de moda, como as de Milão e Paris. Entre as marcas queridinhas do piloto, estão Louis Vuitton, Off-White, Versace e Dior.

Hamilton também já atacou de designer. Em parceria com a Tommy Hilfiger, ele ajudou a desenvolver quatro coleções diferentes. A primeira foi lançada em 2018, ano em que a etiqueta o contratou como embaixador global.

A última, revelada no início deste ano, teve itens genderless, com DNA moderno e utilitário. Para completar a colaboração, o automobilista riscou a passarela da marca norte-americana durante o London Fashion Week.

Vegano, o corredor de Fórmula 1 tinha como objetivo aumentar a sustentabilidade ​​na label. Por isso, 75% da coleção foi feita com materiais e métodos de produção menos agressivos, incluindo algodão orgânico, um polímero à base de plantas e lavagens de jeans de baixo impacto.

Lewis Hamilton no street style de Paris
Lewis Hamilton é fashionista e usa o estilo como prova de autenticidade

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
Uma das marcas queridinhas do atleta é a Louis Vuitton

 

Lewis Hamilton para Tommy Hilfiger
Lewis Hamilton já criou quatro coleções com a Tommy Hilfiger

 

Lewis Hamilton para Tommy Hilfiger
Ele é embaixador global da marca norte-americana

 

Lewis Hamilton para Tommy Hilfiger
Na última collab, ele quis levar mais sustentabilidade para a grife

 

Passarela da Tommy Hilfiger
Ele até desfilou, no London Fashion Week, ao lado da supermodelo Naomi Campbell e da cantora H.E.R.

10 looks marcantes

O estilo de Lewis Hamilton é sofisticado, autêntico e descolado. Com pegada de streetwear, o esportista investe em modelagens amplas. Casualidade e conforto ganham personalidade com padronagens despojadas e sobreposições.

Jaquetas e casacos amplos completam os visuais de street style, bem como óculos, colares e chapéus. Para os pés, o atleta curte tênis athelsiure e coturnos. Na paleta de cores, ele vai de tons mais sóbrios, como preto e branco, a variações mais vibrantes de laranja e vermelho, por exemplo. O azul também é uma aposta constante.

Em eventos mais rebuscados e premiações, Hamilton adere à alfaiataria. No entanto, as composições não são óbvias. Ele escolhe paletós cintilantes, camisas de gola alta e coletes para dar o toque pessoal.

Lewis Hamilton em evento
Alfaiataria nada óbvia para o Laureus Sports Awards 2020, em fevereiro

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
Durante a temporada de primavera/verão 2020, de menswear, o piloto arrasou no street style de Paris com mix de estampas

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
Peças jeans e camiseta laranja, usadas em Paris, em junho do ano passado

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
Este visual com shape amplo também chamou atenção na capital francesa, em 2019

 

Lewis Hamilton em evento de moda
Para o Fashion Awards 2019, Hamilton apostou em gola alta. Chique e vintage!

 

Lewis Hamilton em evento
Na cerimônia Men of the Year, na Alemanha, no ano passado, ele elegeu paletó com colete embutido

 

Lewis Hamilton em evento
Por sinal, ele gosta de coletes. Neste look para o 15º Festival de Cinema de Zurique, na Suíça, a peça fez toda diferença

 

Lewis Hamilton em evento de moda
No Fashion Awards 2017, Lewis Hamilton não passou despercebido com xadrez vibrante

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
Para conferir apresentação da Dior, em 2017, a sobreposição marcou presença

 

Lewis Hamilton no street style de Paris
O automobilista é adepto de acessórios há anos. Este clique é de 2015, durante a Semana de Moda de Paris, na edição de spring/summer 2016

 

Carreira

Lewis Hamilton nasceu em 1985, na cidade de Stevenage, na Inglaterra. Quando criança, ele vencia adultos em pequenas competições de carros de controle remoto. Ainda na infância, ganhou o primeiro kart do pai. Foi assim que começou o que viria a ser uma carreira de sucesso nas pitas.

Ele estreou na Fórmula 1 em 2007, com a McLaren. Na primeira corrida, logo conquistou o pódio, demonstrando um futuro promissor. Ao longo dos anos, Hamilton quebrou vários recordes. Na história, é o segundo piloto em número de títulos mundiais e de vitórias.

O britânico também é o automobilista com o maior número de corridas iniciadas na pole position, com maior quantidade de vitórias iniciadas na mesma posição em uma edição, e ainda quem tem mais pontos em uma única temporada. No momento, corre pela equipe Mercedes.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias