Fotos censuradas da artista Aun Helden estampam camisetas da CZO

A linha de vestuário do marketplace Cartel 011 transformou a arte subversiva da performer em uma coleção limitada

Reprodução/Instagram/@aunheldenReprodução/Instagram/@aunhelden

atualizado 14/06/2019 15:24

A artista Aun Helden é conhecida pelas performances na cena underground paulistana e imagens subversivas que publica nas redes sociais. Sua arte questiona os padrões binários, a heteronormatividade e reflete sobre novas possibilidades corporais por meio de próteses personalizadas na pele.

De olho em suas manifestações artísticas, o marketplace Cartel 011 convidou a performer para uma colaboração exclusiva com a CZO Studio, linha própria de vestuário da multimarcas.

Com intuito de ampliar a mensagem de Aun, a label fez uma coleção-cápsula limitada com 60 camisetas. Nos quatro modelos disponíveis, as estampas são fotos censuradas nas mídias sociais da artista.

Vem comigo saber mais!

A collab traz dois modelos na cor branca e outros dois em preto, cada design com tiragem de 15 peças. Segundo a marca, a ideia é fazer com que as camisetas se transformem em uma “tela em movimento” para a arte de Aun.

A parceria surgiu de forma espontânea: Cristian Resende, diretor criativo da CZO, viu uma performance da artista em uma festa de música eletrônica. Para ele, foi uma experiência de “beleza angustiante”.

“Ela cria um desconforto, quase como um ritual pagão, expondo suas angústias na frente de todos. Quisemos mostrar esse desconforto também em nossas peças”, disse no comunicado.

Divulgação/Rodrigo Maltchique/Cartel 011
Aun Helden colabora com a CZO, linha de vestuário do Cartel 011, em uma coleção limitada de camisetas

 

Divulgação/Rodrigo Maltchique/Cartel 011
São quatro modelos de camisetas

 

Divulgação/Rodrigo Maltchique/Cartel 011
As estampas são imagens censuradas em uma das redes sociais de Aun Helden

 

Divulgação/Rodrigo Maltchique/Cartel 011
Cada modelo teve uma tiragem de 15 peças

 

Divulgação/Rodrigo Maltchique/Cartel 011
A própria Aun Helden produziu a campanha

 

Aun Helden já chamou atenção de publicações como Dazed, Harper’s Bazaar Brasil e da marca Red Bull. Mais de 18,5 mil seguidores acompanham suas publicações pelo Instagram. Na rede social, ela comentou que a coleção é uma nova possibilidade para sua arte, pois suas imagens só “existiam” on-line.

A artista contou ainda que tem sido incrível criar diversos personagens a partir de si mesma, transformando o próprio corpo em linguagem – por isso faz uso das próteses. “Tenho seguido pelo caminho de buscar a matéria, o que os olhos podem ver e tocar. Ver todas [as imagens] materializadas em carne e tecido foi um processo importante”, escreveu.

Sobre a parceria com a CZO, Helden também reflete acerca da ideia das camisetas como matéria física. “A imagem que estará na peça poderá ser apagada e censurada assim como é em uma plataforma de mídia social?”, questiona a artista.

Reprodução/Instagram/@aunhelden
Próteses e ovos pintados de preto compõem o visual das performances de Aun Helden

 

Reprodução/Instagram/@aunhelden
A artista performa na cena noturna de São Paulo

 

Reprodução/Instagram/@aunhelden
Sua arte questiona temas como sexualidade, os padrões binários e o cenário político conservador do Brasil

 

Reprodução/Instagram/@aunhelden
Os olhos pretos complementam a estética subversiva da performer

 

Reprodução/Instagram/@aunhelden
A coleção será lançada em um evento nesta sexta-feira (14/06/2019)

 

A campanha teve produção da própria Aun Helden e fotografias assinadas por Rodrigo Maltchique. O evento de lançamento ocorreria, a princípio, nesta sexta-feira (14/06/19), mas a data foi alterada para o dia 19 por conta da greve geral. Três peças de cada modelo serão disponibilizadas no site do Cartel 011. As demais podem ser encontradas na loja física, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Cartel 011
O marketplace existe em São Paulo há nove anos e reúne moda, gastronomia, design e fotografia. Além do espaço físico, com loja multimarcas e restaurante, a marca funciona como plataforma de negócios. Promove eventos de arte, entretenimento e lançamento de produtos.

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Formada em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias