Estampas vintage dão brasilidade ao desfile da PatBo no SPFWN47

A estilista Patricia Bonaldi se inspirou nas origens do país e reinventou elementos que estão no DNA da grife

Ilca Maria Estevão
Compartilhar notícia

A estilista Patricia Bonaldi trouxe uma boa dose de saudosismo em seu desfile apresentado no São Paulo Fashion Week N47 (SPFWN47) nesta quarta-feira (24/04/2019). As estampas da coleção Verão 2020 resgatam um Brasil do passado, de volta às origens.

Para combinar com o clima retrô, a designer escolheu a Casa Don’Anna como endereço da apresentação. A mansão foi erguida há 105 anos, no bairro Campos Elíseos, e funciona como um espaço de co-working e eventos após recente restauração. O local é tombado como patrimônio histórico do estado e município de São Paulo.

Vem comigo!


No DNA da grife estão as padronagens com elementos da natureza. Para o trabalho apresentado, folhas, flores e tucanos colorem as peças com um aspecto lavado e cheio de charme vintage. As estampas surgem em vestidos, conjuntos de moda praia, bolsas e sapatos. A ideia foi trazer um Brasil não tão vibrante, com aspecto mais melancólico.

Os pilares rústicos fazem contraste com tons em neon e recortes modernos. Entre os destaques, o uso de materiais leves e rebuscados, como o linho. “Tudo que lembra um pouco e traz a nossa cultura e o que somos para a roupa, mas do jeito da PatBo”, contou a estilista no backstage.

As joias foram desenvolvidas pelo designer Júlio Okubo, enquanto Paula Torres desenhou os sapatos a partir da coleção. Os óculos de madeira sustentável são da marca Leaf Eco. “Quisemos trazer essa rusticidade em todos os acessórios”, completou Patricia. A coleção Origens levou um ano para ser desenvolvida e deve chegar às lojas em agosto.

Padronagens leves com elementos naturais

 

O coral, tendência nas passarelas internacionais, foi um dos tons usados na coleção

 

A pegada vintage também apareceu nos trajes de banho

 

A modelagem retrô contrasta com o decote ousado

 

Aqui, a abertura lateral garante charme

 

Tonalidades suaves com camadas e franjas discretas

 

A coleção tem um tom fresh

 

As peças servem para diferentes ocasiões, do casual ao clássico

 

O mood tropical pretende resgatar as origens do país

 

As estampas também foram incorporadas em acessórios

 

Assim como vários outros desfiles da edição, o da PatBo teve a beleza coordenada por Daniel Hernandez. A maquiagem foi trabalhada com um aspecto leve e hidratado. “O ponto forte é a sombra metálica na pálpebra”, explicou o beauty artist. Os cabelos ganharam ondas marcadas com babyliss, inspirados nos anos 1940.

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaboraram Hebert Madeira e Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile