">
*
 
 

Acabou. Curti cada momento, vivi muitas aventuras e observei todos os detalhes da 44ª edição do São Paulo Fashion Week que encerrou nesta quinta-feira (31/8). No último dia, escolhi assistir aos desfiles de Juliana Jabour, Apartamento 03, Reserva e Raitier.

Vem comigo!

Juliana Jabour
Destaque no mundo da moda, a estilista é conhecida pelo estilo hi-lo — sofisticado e descontraído ao mesmo tempo. Como atual diretora criativa da Lez a Lez, a designer fez um desfile urbano direcionado ao público jovem e cosmopolita.

Ao som de clássicos da música americana dos anos 1990, como “Show Me Love” de Robin S., Juliana Jabour apresentou sua coleção de streetwear (DNA da marca) com muitas peças oversized, parkas coloridas, hoodies e moletons com babados e cropped cortado a laser na altura do abdômen. Fiquei in love!

Algumas das peças tinham estamparias que lembravam as famosas logomarcas dos anos 1970 e, em sua grande maioria, eram combinadas com sapatos plataforma e meias 3/4 em diversas estampas. Seguindo essa linha retrô, bolsas no estilo lancheira complementavam os looks. O tricoline foi protagonista da estação, que misturou algodão e tecidos nobres.

A essência romântica da marca não ficou de fora. Com mangas bufantes e volumosas, transparência, babados e golas vitorianas, a coleção mesclou o esportivo e o poético.

Bermudas de alfaiataria no shape de basquete deram um toque sportswear aos elementos que também incluíam calças tipo Adidas, peças em jeans com aplicações de franjas, além de recortes e macacões de seda. Seguindo a linha da marca de misturar o sofisticado com o descontraído, observei na passarela camisetas sob vestidos além de moletons sobrepondo saias de tecido.

As cores expressavam uma moda náutica cheia de atitude. Detalhes em dourado e degradês de azuis se uniam aos tons de vermelho, branco, preto e laranja. No mais, senti uma vibe bem “americanizada” no uso das cores azul, vermelho e branco que, em conjunto com as estrelas, traziam uma coleção verdadeiramente memorável.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Apartamento 03
Formas geométricas, assimetria, brilho, pantalonas, vestidos no estilo wrap e jaquetas oversized fizeram a passarela da marca Apartamento 03. A coleção de verão 2018 desembarcou na sala de desfiles da Bienal com peças ausentes de ornamentação, um mix de tecidos nobres (crepe, seda e linho) e outros com um viés mais urbano, como o jeans.

Conhecido pela alta qualidade dos tecidos, além de técnicas manuais de construção, o estilista Luiz Cláudio denominou esta coleção de “um sonho estético”. Cores como amarelo, azul, preto, branco e listras de seda em verde, lilás, marinho e preto traduziram a estética modernista da marca que se inspirou nos poemas de Elizabeth Bishop para montar a coleção.

Vestidos tipo regata bem amplos vinham com texturas plissadas coloridas. Clutches com bordados, estampas e também em tons monocromáticos complementaram os looks da passarela.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Reserva
Empenhados na busca pelo desconhecido, a coleção desbravadores da Reserva tem alma de viajante. Peças com patchwork, costura handmade, tingimento natural, jeans superlavados e overshirts enfatizaram o espírito de aventura com conforto.

A marca, em conjunto com a Universal, criou uma minicoleção inspirada no emblemático personagem dos livros infantojuvenis “Onde está Wally?”. O branco, o vermelho e o azul foram as cores de peso e acessórios como binóculos, canecas, lupa e óculos, colocaram todo este conceito dentro de um contexto.

A coleção trouxe características dos mochileiros em seus modelos masculinos — que, por sua vez, estavam bronzeados como se tivessem acabado de chegar de uma viagem repleta de aventuras.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Raitier
A grife do empresário e produtor Renato Ratier foi uma das últimas a se apresentar na 44ª edição do São Paulo Fashion Week.

Dark Minimalista foi o termo que o estilista escolheu para descrever a coleção verão 2018. Com uma pegada industrial urbana, o estilista foi fiel às cores que são sua marca registrada: preto, branco, cinza e um toque de vermelho.

Com elementos do piche, modelos com pintura corporal desfilaram a coleção vestindo peças oversized — tendência dominante da estação –, pochetes que se assemelham a coletes, além de camisetas longas, vestidos com fluidez e algumas peças de alfaiataria em couro, seda, neoprene e moletom dando esse edge industrial.

Através de um trabalho manual de pinceladas, as calças, parkas, camisas, saias e moletons pareciam ter sido pichados. O trabalho era das artistas plásticas Adriane Lisboa e Sophia Viese. Eu adorei. Acho que dark minimalista é definitivamente apropriado. Me arrisco a dizer que o conceito “urbano industrial” seja bem característico das ruas de Londres.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Resumo
Gostei muito dos desfiles de hoje, especialmente o da Juliana Jabour pela mistura equilibrada em seu estilo sofisticado e descontraído. Recortes, peças oversized, transparências e sobreposição marcaram os desfiles do último dia de SPFW.



spfwSPFWN44
 


COMENTE

Ler mais do blog