Covid-19: associação lança manual com boas práticas para lojas de roupa

Associação Brasileira do Varejo Têxtil orienta lojistas e clientes para terem segurança ao retornarem às atividades

Reabertura do varejoLiyao Xie via Getty Images

atualizado 29/05/2020 9:07

O comércio no Brasil já se prepara para reabrir as portas das lojas físicas de roupas e calçados nos shoppings. Em meio à pandemia mundial, o poder público estadual e municipal estabelece decretos com datas para a população poder voltar às compras. Para auxiliar os lojistas, colaboradores e clientes, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) fez uma cartilha que auxilia o setor na retomada comercial.

Vem comigo conferir!

Giphy/Reprodução

Intitulada como Boas Práticas para Retomada do Varejo de Moda, o manual de combate à Covid-19 visa orientar o dia a dia de quem trabalha nesse setor. A fim de que todos colaborem na preservação da saúde dos que estão envolvidos nas etapas de comercialização dos produtos, a publicação indica iniciativas de segurança também para os clientes.

Lançada no início do mês, primeiramente para os varejistas associados do grupo, o manual está disponível de forma gratuita para todo o mercado da moda, basta fazer o download. O intuito dessa iniciativa é que todos tenham acesso às informações relativas ao combate ao novo coronavírus.

“Nos unimos para pensar em uma retomada com todo o cuidado e segurança, por isso, lançamos estas recomendações para apoiar o setor a incorporar as boas práticas aos seus protocolos de preservação da saúde de colaboradores, clientes e parceiros em todo o país”, afirmou o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lira, em comunicado.

Confira as principais medidas indicadas pela associação para diminuir os impactos do novo coronavírus na moda:

Higiene

Muitas empresas no país já reabriram ou estão prestes a retomar o funcionamento no espaço físico de comercialização. É recomendado retirar os pontos de cafés e não ofertar alimentos nas lojas, assim como espalhar dispensers com álcool em gel em diferentes espaços, conferindo, sempre, se estão visíveis a todos que entrarem e circularem pelo estabelecimento.

Motivar os colaboradores e tranquilizá-los em relação às medidas de segurança e higiene é outra medida importante. O mesmo vale aos clientes. Eles podem ser informados por meio de cartazes, diálogo na recepção, televisões, sistema de som da loja e e-mails.

Reabertura Lojas
A ABVTEX publicou um manual com boas práticas para retomada do varejo de moda

 

Reabertura Lojas
Em combate à Covid-19, a cartilha pretende que o setor têxtil e de sapatos implementem as orientações para preservar a saúde de todos os colaboradores e clientes
Clientes

Todo o cuidado é pouco aos que estão ansiosos para retornar às compras. Os clientes devem redobrar a atenção para as recomendações dadas pelas lojas. Evitar o contato físico, tocar no rosto e higienizar as mãos ao entrar e sair das lojas é fundamental. O uso de máscaras é recomendado e orientado pelo Ministério da Saúde. As empresas podem autorizar o uso do acessório dentro das suas instalações. Em determinação legal, algumas regiões, como o estado de São Paulo e Brasília, tornam obrigatório o uso de máscara nas ruas, estabelecimentos e transporte público.

Reabertura Lojas
É recomendado aos clientes higienizarem as mãos ao entrarem e saírem das lojas, evitarem aglomerações e prova de roupas

 

Na hora de pagar pelas compras, a ABVTEX sugere que o investimento seja feito com cartão de débito ou crédito, preferencialmente com pagamento por aproximação. Por enquanto, deve-se reduzir o uso de dinheiro em espécie, pois o papel pode armazenar germes e bactérias e propagar a contaminação.

Os consumidores devem respeitar a recomendação de distanciamento social ao circular nos espaços e em filas. Algumas lojas estão demarcando no chão as distâncias recomendadas. O cliente também é orientado a confirmar se o estabelecimento está implantando horário exclusivo para clientes acima de 60 anos.

Provar os produtos também não é recomendado. Por ora, algumas empresas estão bloqueando o uso dos provadores e estendendo o prazo para troca das peças.

roupas em arara
A orientação é que as roupas não sejam provadas nas lojas
Colaboradores

Todos os colaboradores devem ser engajados no processo de retomada e devem ser orientados para os cuidados de higienização, além dos devidos procedimentos de segurança.

Recomenda-se reuniões com toda a equipe. Cabe às empresas reforçarem a comunicação ostensiva com o time. Informar o que exatamente é a Covid-19, sintomas e conduzir como cada um pode proceder caso esteja adoentado.

A equipe deve receber máscaras e álcool em gel. Os funcionários que estão em grupos de risco podem ser afastados. Uma escala com horários deve ser criada para atender a demanda atual e adequar o quadro de colaboradores.

Reabertura Lojas
As lojas devem fornecer máscaras e álcool em gel aos colaboradores

 

Reabertura Lojas
Além dos cuidados de higiene, reuniões são indicadas para informar e tranquilizar a equipe
Reabertura

Para a tão esperada reabertura e aos estabelecimentos que já estão funcionando, é recomendado que as empresas sigam rigorosamente as medidas de prevenção à Covid-19 para tentar garantir a tranquilidade aos clientes e à equipe.

Além do reforço de higienização das áreas comuns da loja antes da abertura, durante o atendimento e após seu fechamento, as empresas estão ampliando o espaçamento dos caixas de pagamento para segurança do colaborador e do cliente durante o atendimento.

Entre as recomendações da ABVTEX, estão a sinalização dos locais de entrada e saída para os consumidores e o uso de medidores digitais térmicos nas entradas das lojas, vedando o ingresso de quem estiver com temperatura igual ou superior a 37,3 graus.

A associação orienta que as empresas evitem atividades promocionais que podem causar aglomerações e vetem o uso de sacolas reutilizáveis. É preciso evitar aglomeração nos caixas e balcões de atendimento, bem como sinalizar de diversas maneiras o distanciamento necessário dentro da loja. Se necessário, colocar uma fita nos caixas para afastar o contato físico dos clientes com os funcionários.

Reabertura Lojas
As máquinas de cartão devem ser higienizadas e “envelopadas” com plástico

 

Reabertura Lojas
Higienizar e demarcar espaços nos estabelecimentos para evitar contatos físicos

 

Reabertura Lojas
A associação orienta as empresas a cortarem atividades promocionais

 

Em combate à Covid-19, o manual busca ajudar as redes varejistas do ramo fashion no momento de reabertura, protegendo a saúde dos colaboradores e clientes. As recomendações abrangem diversas áreas, incluindo o atendimento ao cliente, cuidados com os colaboradores, e protocolos de higiene e segurança.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias