Conheça o Osklen AG, tênis mais sustentável da marca até o momento

O calçado é produzido com materiais ecológicos, reciclados e certificados, além de gerar renda para comunidades ribeirinhas e indígenas

atualizado 25/10/2020 15:50

Osklen AG Osklen/Divulgação

A Osklen, marca conhecida pelo propósito ecológico, lançou uma linha de tênis que promete apresentar aos clientes o sneaker mais sustentável da etiqueta até o momento. Além dos materiais utilizados no Osklen AG, cujo parte da renda vai para comunidades ribeirinhas e indígenas, o modelo tem certificados de origem e transparência. O calçado, já disponível no e-commerce, reúne as melhores práticas socioambientais da grife.

Vem comigo!

Giphy/Osklen/Divulgação

Composição eco-friendly

A linha AG é construída com base em materiais eco-friendly, como eco lona (com fibras recicladas de algodão), couro, látex natural da Amazônia e EVA verde, feito 70% com cana-de-açúcar. Os ilhoses são produzidos com uma liga de cobre e zinco, livre de níquel, que é resistente à corrosão. A sucata resultante da produção retorna como matéria-prima.

Por ser feita com algodão reciclado e fibras residuais, a eco lona garante uma maior economia de água durante o processo produtivo, além de evitar emissões de CO2 e ajudar na preservação de lençóis freáticos. No forro, a sarja trabalhada também é feita com materiais reciclados. Muitos dos ingredientes utilizados no calçado, como a mistura do solado, virariam poluição se fossem descartados como lixo.

Enquanto isso, o couro utilizado, que vem de Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), é curtido sem cromo e rastreado, para garantir que não provém da pecuária em áreas desmatadas. Além disso, tem o certificado internacional de práticas socioambientais corretas LWG Gold. A extração do látex para o solado, feita em Altamira (Pará), não desmata a floresta e gera renda para indígenas e ribeirinhos. Cerca de 10% a 20% da sola vem, também, de materiais reciclados, como borracha, pó de pneu, cortiça e palha de arroz. O látex compõe 45%.

Também há atributos sustentáveis no EVA usado na palmilha, produzida em Triunfo (RS). A cana-de-açúcar, principal matéria-prima trabalhada nessa parte do calçado, ajuda a recuperar o solo. A cada quilo, o material verde captura 2,51 kg de CO2. Todo o cultivo e o plantio são feitos no Brasil.

Tênis Osklen AG
Tênis Osklen AG, o mais sustentável da marca carioca Osklen até o momento

 

Tênis Osklen AG
O modelo, lançado nessa quarta-feira (21/10), é feito com materiais sustentáveis e certificados. O látex usado, por exemplo, gera renda para comunidades ribeirinhas e indígenas

 

Tênis Osklen AG
A peça usa couro bovino rastreado, eco lona, palmilha feita 70% de cana-de-açúcar e outros materiais com pegada ecológica

 

Tênis Osklen AG
O solado tem 45% de látex e de 10% a 20% de materiais reciclados: borracha, pó de pneu, cortiça e palha de arroz

 

Compromisso sustentável

Na opinião do fundador e diretor criativo da Osklen, Oskar Metsavaht, a linha simboliza a adoção de uma atitude em prol de uma vida mais de acordo com a sustentabilidade. O Instituto E, que tem o objetivo de promover um desenvolvimento humano mais ecológico, é um parceiro na confecção não só dos tênis, como dos projetos socioambientais da marca em geral.

“Não é de hoje que uma relação mais consciente com o planeta nos inspira na pesquisa e criação de produtos que possam ser uma opção mais sustentável para os nossos clientes”, compartilhou ele em comunicado à imprensa. “Há mais de 20 anos temos nos dedicado, de forma pioneira, ao propósito da sustentabilidade, incorporando nosso estilo e design a produtos éticos que inspirem cada vez mais pessoas a adotarem uma vida mais equilibrada e consciente.”

No ano passado, a grife comprou 44% da produção de látex da Rede de Cantinas. A atitude beneficiou 25 famílias locais na região da Terra do Meio, em Altamira.

O projeto paraense produz e comercializa ingredientes locais. Dessa forma, ajuda na proteção de mais de 8 milhões de hectares de terras indígenas e de unidades de conservação que o desmatamento e a extração ilegal de madeira ameaçam.

Tênis Osklen AG
Os tênis Osklen AG podem compor looks com uma pegada casual chique

 

Tênis Osklen AG
Os calçados são mais um produto desenvolvido em parceria da Osklen com o Instituto E, que atua na promoção de um desenvolvimento humano mais sustentável

 

Tênis Osklen AG
Os ilhoses são produzidos com uma liga de cobre e zinco, livre de níquel

 

Tênis Osklen AG
A marca oferece produtos com pegada socioambiental desde 1998 e é considerada pioneira em práticas desse sentido

 

Trajetória socioambiental

Oskar Metsavaht fundou a Osklen em 1989, no Rio de Janeiro. Desde 1998, ela é considerada uma pioneira nas práticas sustentáveis da moda, com o lançamento da primeira camiseta de algodão orgânico. Desde então, foram vários os projetos com proposta de gerar impacto ambiental e social positivos, no sentido de construir uma nova visão do luxo. A empresa é comprometida com a ideia ASAP, que quer dizer “as sustainable as possible, as soon as possible“, ou “o mais sustentável possível, o mais rápido possível”, em tradução literal.

Nos últimos anos, a marca realizou alguns feitos notáveis em prol de um consumo mais eco-friendly. Entre eles, o lançamento de um saco para a lavagem de roupas que inibe a liberação de microplásticos, de origem alemã. Outro destaque foi a linha de peças com tecnologia antiodor, na intenção de reduzir o número de lavagens e, com isso, economizar água. A grife também ganhou um selo internacional de sustentabilidade pelo uso do couro de pirarucu, material que normalmente seria descartado após o consumo do animal como alimento.


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias