metropoles.com

Carnaval 2020: Francisco Costa assinará fantasias da Beija-Flor

Estilista será responsável pelas roupas usadas na comissão de frente da tradicional escola carioca e desfilará na Sapucaí

atualizado

Compartilhar notícia

PYMCA/Universal Images Group via Getty Images
Samba muses from the Beija-Flor samba school parade from podiums on one of the schoolss impressive float at the famous Sambodromo at the Rio Carnival 2014
1 de 1 Samba muses from the Beija-Flor samba school parade from podiums on one of the schoolss impressive float at the famous Sambodromo at the Rio Carnival 2014 - Foto: PYMCA/Universal Images Group via Getty Images

O Carnaval brasileiro está cada vez mais próximo da moda. Após o designer francês Jean-Paul Gaultier criar as fantasias de uma ala da Portela, na folia deste ano, o brasileiro Francisco Costa foi convocado por Marcelo Misailidis, coreógrafo da Beija-Flor, para assinar os figurinos da comissão de frente da escola de samba carioca.

Vem comigo saber mais!

A comissão de frente é um quesito importantíssimo para as escolas de samba que almejam o título do Carnaval. Trata-se de uma categoria isolada, com notas e jurados próprios. Os envolvidos na produção da ala fazem o que podem para chamar a atenção do júri.

Na campanha 2020, a Beijar-Flor conseguiu um aliado de peso para elevar o impacto de sua abertura. Francisco Costa, estilista mineiro radicado em Nova York, onde faz sucesso com marca homônima, elaborou 25 fantasias para a ala que guiará o novo enredo da agremiação, batizado de Se essa rua fosse minha.

“É um tema que fala do poder do povo. No final de tudo, o povo é dono da rua. E é um conceito global, não só no Brasil. Vai ser incrível poder voltar ao meu país e fazer esse trabalho. É muito importante para mim”, contou o designer à Vogue.

Taylor Hill/WireImage
Francisco Costa terá papel importante no desfile de 2020 da Beija-Flor

 

Reprodução/Instagram/@beijafloroficial
Designer assinará fantasias da comissão de frente da escola

 

Reprodução/Instagram/@beijafloroficial
Samba enredo será relacionado ao tema Se essa rua fosse minha

 

Para o compilado, feito em parceria com Luana Ouverney, figurinista do Cirque du Soleil, e Alê Ferrier, diretor de arte do ateliê de luxo da Beija-Flor, Francisco investirá na sustentabilidade, reaproveitando restos de materiais usados pela escola.

“É uma forma de fazer um alerta e uma maneira de refletir a nossa missão com a Costa Brazil”, disse o profissional ao enfatizar os alicerces de sua marca de beleza, lançada após o estilista deixar a Calvin Klein, em 2002.

Reprodução/Instagram/@costafrancisco
Peças terão conceito sustentável

 

Randy Brooke/WireImage
Estilista foi diretor criativo da Calvin Klein

 

Divulgação/Costa Brazil
Depois de sair da marca, em 2002, Francisco abriu uma linha de beleza green

 

Questionado sobre a possibilidade de desfilar no Carnaval 2020, Costa não titubeou: “Claro que vou desfilar!”, garantiu à Vogue.

Esta não é a primeira vez que estilista leva o conceito socioambiental à maior festa do Brasil. No início de 2019, em parceria com a ONG Iracambi, Francisco ensinou crianças da cidade de Guarani a confeccionar confetes com folhas de árvore em um workshop de conscientização sobre a quantidade de resíduos produzidos durante o Carnaval.

Divulgação/Francisco Costa
Mineiro ensinou crianças a criar confetes com folhas de árvore

 

Divulgação/Francisco Costa
Projeto conscientizou sobre a quantidade de resíduos produzidos durante o Carnaval

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?