metropoles.com

GDF envia à CLDF projeto para criar a Universidade do DF

O projeto de lei complementar cria e estabelece áreas de atuação da Universidade do DF (UnDF), que será vinculada à Secretaria de Economia

atualizado

Compartilhar notícia

O GDF enviou à Câmara Legislativa (CLDF) projeto de lei complementar que autoriza a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF) e define as áreas de atuação da instituição. A proposta foi encaminhada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em 19 de março deste ano e começou a tramitar na terça-feira (24/03/2020).

A UnDF será vinculada à Secretaria de Economia, conforme o PLC. O prazo máximo para implantação da universidade é de cinco anos. O impacto orçamentário é calculado em R$ 4.557.250,53 para 2020 e o mesmo valor para 2021.

De acordo com o estabelecido no PLC, a UnDF ofertará cursos de graduação, pós-graduação, formação continuada e extensão. A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vai integrar a UnDF, segundo a proposta.

Outras instituições que estão em fase de credenciamento, como a Escola Superior de Polícia Civil, vinculada à PCDF, e a Escola Superior do Cerrado, vinculada ao Jardim Botânico de Brasília, também farão parte da universidade distrital.

Promover a implantação de unidades e cursos de educação superior pública e administrar as próprias receitas e despesas são algumas das competências estabelecidas para a UnDF no PLC.

Entre as áreas de atuação da UnDF, estão arquitetura e urbanismo, engenharia, ciências humanas, cidadania, meio ambiente, gestão governamental de políticas públicas e de serviços, educação, magistério, letras, artes e línguas estrangeiras modernas. As atividades da universidade também contemplarão ciências da natureza, matemática, educação física, esportes, segurança pública, defesa social e ciências da saúde.

O PLC extingue a Fundação Universidade Aberta do DF (Funab). O pessoal, material, acervo patrimonial e os recursos da instituição serão transferidos para a UnDF. Segundo a proposta, o governador enviará à CLDF projeto de lei que trata sobre a criação do Plano de Carreira, Cargos e Remunerações do quadro de pessoal da UnDF. Uma das premissas da Universidade do Distrito Federal é o concurso público.

Na exposição de motivos do projeto, o secretário de Educação e presidente da Funab, João Pedro Ferraz, disse que a constituição da UnDF está prevista na lei do Plano Distrital de Educação (PDE), de 2015. O gestor destacou que o DF e mais quatro unidades da Federação, Acre, Rondônia, Sergipe e Espírito Santo, não têm universidade local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?