Distrital pede acesso à lista de pacientes do HFA com Covid-19

Objetivo é checar se o hospital militar está omitindo nomes de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em Brasília

atualizado 25/03/2020 18:02

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) solicitou acesso à lista de pacientes com Covid-19 atendidos no Hospital das Forças Armadas (HFA). O objetivo é esclarecer se a unidade médica onde o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez exames está omitindo nomes de infectados pelo novo coronavírus.

“Queremos entender se as autoridades contaminadas estão tomando todas as medidas de precaução, como a quarentena, ou se estão colocando a saúde de servidores e da população em risco”, explicou o parlamentar.

O documento pede que sejam enviados à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) todos os documentos e dados encaminhados pela unidade de saúde em razão da medida judicial ajuizada pelo Distrito Federal em desfavor da União.

Confira:

 

Requerimento Fabio Felix — Lista HFA by Metropoles on Scribd

Decisão judicial

Na última sexta-feira (20/03), a Justiça Federal determinou que o HFA informasse à Secretaria de Saúde do Distrito Federal a “lista de pacientes com sorologia positiva para a Covid-19”.

No entanto, o hospital teria disponibilizado uma relação de 17 infectados, sendo que 15 foram identificados. A comitiva que viajou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para os Estados Unidos realizou o exame no HFA a fim de verificar a presença do novo coronavírus.

Responsável pelo HFA, o Ministério da Defesa comunicou, por meio de nota, que “todas as informações relativas aos pacientes no contexto da pandemia da Covid-19 foram repassadas às autoridades epidemiológicas, sejam federais ou distritais, via sistemas regulamentares, cumprindo rigorosamente todas as normas em vigor”.

A pasta afirmou também que “não há qualquer omissão de informações relativas a pacientes que testaram positivo”.

Últimas notícias