Carro é apreendido na casa de assessor do deputado Israel Batista

Glauco Rojas Ivo foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Divisão Especial de Combate à Corrupção na quarta-feira (22/01/2020)

Isadora Teixeira ,
Mirelle Pinheiro
Compartilhar notícia

A Polícia Civil do DF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do secretário parlamentar Glauco Rojas Ivo, no Jardim Botânico, na quarta-feira (22/01/2020).

Um carro foi apreendido na residência pelos policiais da Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor), no âmbito da segunda fase da Operação Conto do Vigário.

Glauco está lotado no gabinete do deputado federal Professor Israel Batista (foto em destaque), do PV-DF, desde 21 de novembro de 2019. Ele também atuou na Câmara Legislativa quando Batista era deputado distrital.

O atual secretário parlamentar esteve à frente das pastas do Trabalho e de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT).

A PCDF apura fraudes em seis contratos, convênios e termos de fomento firmados entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) e os institutos Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (Ibesp) e Terra Utópica (ITU), no valor de R$ 5 milhões, durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Os contratos, assinados entre 2015 e 2018, foram pagos com emendas parlamentares. A polícia apura se houve irregularidades em outras parcerias feitas com a Secriança. Os projetos atendiam, pelo menos, 10 escolas do DF.

Há suspeita de uso de laranjas e lavagem de dinheiro no esquema, que teria a participação de no mínimo 20 pessoas. A denúncia foi publicada em reportagem do Metrópoles, de 2018.

O que dizem

A assessoria do Professor Israel Batista disse, por meio de nota, que o parlamentar aguarda a conclusão do processo para tomar as devidas providências.

Glauco disse à coluna, também em nota, que está à disposição para colaborar com a Justiça e oferecer sua versão sobre os fatos.

Confira o ato que transferiu Glauco para o gabinete de Israel Batista:

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile