Carro é apreendido na casa de assessor do deputado Israel Batista

Glauco Rojas Ivo foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Divisão Especial de Combate à Corrupção na quarta-feira (22/01/2020)

Michel Melo/ MetrópolesMichel Melo/ Metrópoles

atualizado 24/01/2020 10:49

A Polícia Civil do DF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do secretário parlamentar Glauco Rojas Ivo, no Jardim Botânico, na quarta-feira (22/01/2020).

Um carro foi apreendido na residência pelos policiais da Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor), no âmbito da segunda fase da Operação Conto do Vigário.

Glauco está lotado no gabinete do deputado federal Professor Israel Batista (foto em destaque), do PV-DF, desde 21 de novembro de 2019. Ele também atuou na Câmara Legislativa quando Batista era deputado distrital.

O atual secretário parlamentar esteve à frente das pastas do Trabalho e de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT).

A PCDF apura fraudes em seis contratos, convênios e termos de fomento firmados entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) e os institutos Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (Ibesp) e Terra Utópica (ITU), no valor de R$ 5 milhões, durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Os contratos, assinados entre 2015 e 2018, foram pagos com emendas parlamentares. A polícia apura se houve irregularidades em outras parcerias feitas com a Secriança. Os projetos atendiam, pelo menos, 10 escolas do DF.

Há suspeita de uso de laranjas e lavagem de dinheiro no esquema, que teria a participação de no mínimo 20 pessoas. A denúncia foi publicada em reportagem do Metrópoles, de 2018.

O que dizem

A assessoria do Professor Israel Batista disse, por meio de nota, que o parlamentar aguarda a conclusão do processo para tomar as devidas providências.

Glauco disse à coluna, também em nota, que está à disposição para colaborar com a Justiça e oferecer sua versão sobre os fatos.

Confira o ato que transferiu Glauco para o gabinete de Israel Batista:

Reprodução/Câmara dos Deputados

SOBRE OS AUTORES
Isadora Teixeira

Formada pelo Centro Universitário Iesb, atua como repórter do Metrópoles desde 2017. Na editoria de Cidades, cobre assuntos políticos relacionados ao Distrito Federal

Mirelle Pinheiro

Formada em jornalismo na Universidade Paulista (Unip), atuou como produtora na TV Record e TV Brasília. Trabalhou na cobertura de política para a TV Cidade Verde, do Piauí, e produziu reportagens para a área de comunicação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Foi repórter no Correio Braziliense durante três anos, com passagens pelas editorias de Economia e Web. Faz parte da equipe de Cidades do Metrópoles. Conquistou os prêmios Sebrae e Petrobras de Jornalismo, na categoria estadual. Em 2017, ganhou o prêmio CNT de Jornalismo.

Últimas notícias