Candidatos à Reitoria da UnB participam de 1º debate eleitoral

Os quatro postulantes ao cargo de reitor ou reitora da universidade apresentarão suas prioridades na mesa-redonda virtual

atualizado 06/08/2020 21:30

Michael Melo/Metrópoles

Os candidatos ao comando da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) participaram, nesta quinta-feira (6/8), do primeiro debate eleitoral. Os quatro postulantes ao cargo de reitor ou reitora da instituição discutiram as propostas de cada chapa em uma mesa-redonda virtual.

O evento foi transmitido pelo YouTube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e pela TV Comunitária. O Metrópoles exibiu a programação em seus canais do Facebook e do YouTube.

Participaram da mesa-redonda os cabeças de chapa: Fátima Sousa, Jaime Martins de Santana, Márcia Abrahão Moura e Virgílio Caixeta Arraes (veja perfis abaixo). Essa primeira rodada de debates foi mediada pela jornalista e diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan.

Assista a íntegra: 

O primeiro turno da eleição contará com mais três debates, marcados para os dias 12 (às 10h30), 18 (às 18h30) e 24 de agosto (às 14h).

Chapas

Quatro chapas participam da corrida eleitoral pela reitoria da UnB para o quadriênio 2020/2024.

Confira:

81: Unifica UnB, dos professores Virgílio Arraes e Suélia Fleury

83: Tempo de Florescer, das professoras Fátima Sousa e Elmira Simeão

86: Somar, da atual reitora, Márcia Abrahão, e do vice-reitor, Enrique Huelva

89: UnB Pode Muito Mais, dos professores Jaime Santana e Gilberto Lacerda

Conheça os candidatos

Fátima Sousa é professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (DSC/FS) e atua na pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde. Pelo PSol, disputou o Governo do Distrito Federal (GDF) na eleição de 2018. Teve 65.648 votos.

Foi diretora da FS de 2014 a 2018. Criou e coordenou o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Participou da implantação do campus da UnB em Ceilândia.

 

0

 

Jaime Martins de Santana é diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB e foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição. É biólogo com mestrado em biologia molecular pela Universidade de Brasília e com doutorado em patologia molecular, pela UnB e Universidade de Poitiers-França.

Martins prestou serviço gratuitamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dois projetos. Em um participou do grupo de trabalho para análise e classificação dos cursos de pós-graduação e, no outro, atuou em iniciativas de internacionalização de parcerias.

0

 

Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade de Brasília. Foi decana de Graduação e coordenou o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais, na instituição. No período, foram criados 36 cursos de graduação na UnB, muitos deles noturnos.

Atualmente, Márcia coordena a retomada das aulas na UnB, no modelo remoto. Durante sua gestão, a universidade puniu com expulsão, anulação de créditos e cassação de diplomas 25 estudantes acusados de fraudar o sistema de cotas raciais.

0

 

Virgílio Caixeta Arraes é graduado, mestre e doutor em história pela UnB e pós-doutor em história pela Université de Montréal (Canadá). Sua produção tem ênfase nos Estados Unidos.

Ocupou o posto de presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnb) entre 2016 e 2018, sendo vice-presidente da instituição no biênio anterior.

0

 

Consulta virtual

Pela primeira vez na história da UnB, a votação para a escolha de reitores e vice-reitores será feita por meio virtual. A consulta será realizada nos dias 25 e 26 de agosto pela internet, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Alunos, técnicos e docentes podem opinar no processo de definição de reitor e vice-reitor. Os critérios para participar constam no site consultaunb.com.br.

A previsão é de que o resultado seja divulgado em 11 de setembro, após o segundo turno, marcado para 8 e 9 de setembro. A indicação final é realizada pelo Ministério da Educação.

Caso ocorra 2º turno, serão realizados novos debates. O primeiro será em 1º de setembro, às 18h30. O segundo, no dia 7 do mesmo mês, às 15h.

Últimas notícias