Categorias: Grande Angular

Brasileiros passam 9 horas por dia na internet, diz estudo do Google

Os brasileiros gastam, em média, nove horas por dia navegando na internet. O tempo em frente aos computadores e smartphones é maior do que o da jornada de trabalho estabelecida pela legislação.

A quantidade de brasileiros conectados também é surpreendente. Sete entre 10 brasileiros estão em alguma rede social – 45% acima da média mundial – e nove em cada 10 usam o YouTube para obter algum conhecimento.

Os números fazem parte de um estudo inédito feito pelo Google. A pesquisa detectou que todas as horas gastas navegando na internet poderiam ser muito mais bem aproveitadas se os brasileiros dominassem ferramentas on-line de acesso, uso, segurança e criação.

Ao ouvirem 2.477 pessoas em 28 cidades brasileiras, os pesquisadores notaram que muitos possuem dificuldades para identificar sites falsos e ameaças, como malwares, apesar de serem cuidados com dados pessoais. No índice que vai de 0 a 5, o domínio de ferramentas de segurança recebeu pontuação de 3,4.

Na análise de habilidades relacionadas ao uso, a classificação também foi de 3,4. Os pontos positivos identificados foram o domínio de aplicativos de mensagem e navegadores. Os negativos incluem o desconhecimento sobre armazenamento de dados e transações on-line.

O maior conhecimento sobre o uso de ferramentas da web pode ter impactos na economia do país, segundo o estudo. Principalmente em grupos como idosos, mulheres jovens e pessoas de baixa renda. De acordo com o estudo, o desenvolvimento de competências digitais pode adicionar US$ 70 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Os números serão detalhados em um evento fechado para convidados nesta terça-feira (25/3), em Brasília. Também na capital do país, a empresa promove esta semana o primeiro treinamento do projeto Cresça com o Google, cujo foco é a formação e a capacitação digital.

Lilian TahaneGabriella Furquim

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Últimas notícias

Carro capota na Estrutural e fica com as rodas viradas para cima

Apesar do susto, o condutor não sofreu ferimentos graves. O CBMDF deslocou 14 militares e três viaturas para o atendimento…

2 minutos passados

Cintia Dicker posa agarrada com Pedro Scooby e fala sobre rancor

Na legenda da imagem, Cintia falou sobre felicidade, rancor e vida saudável: "Segredo é não remoer o passado"

5 minutos passados

Marcelo Bretas fura isolamento e faz caminhada em praia do Rio

Ao lado de uma mulher, o juiz da 7ª Vara Criminal do Rio aparece usando roupas de ginástica e falando…

5 minutos passados

Rápido e fácil: aprenda a fazer bolo de cenoura de caneca

Feito no microondas, esse bolinho fica pronto em menos de 10 minutos

6 minutos passados

Após apoio a Prior, Richarlison fala sobre acusação de estupro

Jogador do Everton e da Seleção Brasileira afirma que não é juiz, mas também não passará pano para ninguém

9 minutos passados

Ibaneis lança programa emergencial de refinanciamento de dívidas

Iniciativa começa a valer nos próximos dias. Pagamento da primeira parcela poderá ser quitado em até 90 dias

13 minutos passados