metropoles.com

Adeus a Maria do Rosário Ávila de Bessa, 86 anos

Professora e servidora pública pioneira, ela deixa quatro filhos, 10 netos e quatro bisnetos

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Morreu neste domingo (16/12) a professora e servidora pública Maria do Rosário Ávila de Bessa, 86 anos.
1 de 1 Morreu neste domingo (16/12) a professora e servidora pública Maria do Rosário Ávila de Bessa, 86 anos. - Foto: Arquivo Pessoal

Morreu neste domingo (16/12) a professora e servidora pública Maria do Rosário Ávila de Bessa, 86 anos. A história de Maria do Rosário em Brasília começou com giz e poeira. Ela desembarcou na futura capital do país em 1957 e foi responsável pela educação dos pequenos candangos, muito antes da inauguração da cidade idealizada por Juscelino Kubitschek.

Casada com Francisco Luiz de Bessa Leite, também pioneiro e advogado responsável pela instalação do serviço jurídico da Novacap, Maria do Rosário deixou Belo Horizonte (MG) e desembarcou nos acampamentos da capital em construção com a filha mais velha. Além de trabalhar como professora da Fundação Educacional, ela foi auditora do Tesouro do Distrito Federal.

Maria do Rosário faleceu após ser acometida por um câncer. Ela deixa quatro filhos, 10 netos e quatro bisnetos. O velório será nesta segunda-feira (17), na Capela 5 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo será sepultado na Ala dos Pioneiros, às 17h.

Compartilhar notícia