metropoles.com

Deputado propõe incluir partidos na Lei de Acesso à Informação

Roberto de Lucena (Podemos-SP) defende abertura e controle dos dados relacionados aos gastos das legendas, como o Fundo Partidário

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Saulo Rolim
ceica1
1 de 1 ceica1 - Foto: Foto: Saulo Rolim

Secretário de Transparência da Câmara, o deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP) defende a inclusão dos partidos políticos entre as instituições obrigadas a atender à Lei de Acesso à Informação (LAI). Na opinião do parlamentar, a disponibilidade de dados deve ser oferecida aos cidadãos em todas as esferas da administração pública.

“Tudo começa pelo processo eleitoral e pelo uso do Fundo Partidário, formado por recursos públicos previstos no Orçamento Geral da União, e é pela transparência que se evita atos de corrupção”, diz o deputado, autor de um projeto de lei sobre o assunto. Entre as justificativas apresentadas na iniciativa, Lucena aponta o fato de que o Brasil se encontra na 106ª posição no ranking da Transparência Internacional.

No projeto de lei, o deputado também propõe a criação do Instituto Nacional de Transparência, órgão que teria a finalidade fiscalizar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?