metropoles.com

Volvo lança o S90, luxuoso sedã que, ao ‘ver’ um animal na pista, para sozinho

A tradicional marca sueca Volvo, há cinco anos controlada por chineses, acaba de apresentar o S90, um sedã que vai merecer todos os adjetivos possíveis em função dos equipamentos de segurança e conforto. Por exemplo: quem afinou o som, de altíssima fidelidade, foi a turma da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, na Suécia. A manopla do […]

atualizado

Compartilhar notícia

s90
1 de 1 s90 - Foto: null

A tradicional marca sueca Volvo, há cinco anos controlada por chineses, acaba de apresentar o S90, um sedã que vai merecer todos os adjetivos possíveis em função dos equipamentos de segurança e conforto.

Por exemplo: quem afinou o som, de altíssima fidelidade, foi a turma da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, na Suécia. A manopla do câmbio é de cristal (deve existir quem goste). E por aí vai.

O carro será mostrado ao público em janeiro, no Salão de Detroit (EUA). E não é em vão a escolha do lugar: é o consumidor americano o alvo principal. Em seguida, o europeu e o asiático. Não há previsão de chegada ao Brasil.

O S90 não tem preço definido ainda e vai disputar espaço com feras como a BMW Série 7 (sim, não deve ser a Série 5) e a Mercedes-Benz Classe E e S, Audi (do 6 ao 8) e Jaguar XF.

Esse deve ser, por sinal, o primeiro modelo (de série) autônomo da Volvo. A montadora começará em dois anos os testes com 100 veículos do tipo nas ruas, com motoristas comuns.

Outras empresas, como a Honda, a BMW, a Toyota, a Nissan; universidades e até o Google, já testam carros que dirigem sozinhos.

Bem, quanto ao S90, vale lembrar: a quantidade de equipamentos de segurança é tão elevada que ele detecta, avisa o condutor e até reage sozinho quando há uma possibilidade real de atropelamento de pedestres, ciclistas ou animais grandes na pista. Usa vários sensores e câmeras para tanto.

Funciona assim: quando o motorista aciona o Pilot Assist, o carro assume o controle da trajetória, , seguindo as faixas de demarcação e, em velocidades de até 130 km/h, controla sozinho freios, acelerador e direção.

Do ponto de vista de entretenimento, o chamariz é uma tela central de 10´´, sensível ao toque ou comandada por voz., com integração total com iPhone ou Android.

 

No interior do S90, luxo e tecnologia: poucos botões e uma caprichada tela de 10''
No interior do S90, luxo e tecnologia: poucos botões e uma caprichada tela de 10”

O motor é um 2.0 de quatro cilindros. O T6 a gasolina, turbinado, gera 324cv. Há opções a diesel e híbrido (com 405cv).

Ele mede 4,96m de comprimento, 1.89m de altura e 2,94m de entre-eixo.

O S90, que compartilha a plataforma do XC90, é resultado de cerca de R$ 11 bilhões de dólares de investimentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?