metropoles.com

Virtus tem motor 1.0, mas faz de 0 a 100km em menos de 10 segundos

Entre-eixos avaliou o novo sedã da VW e constatou: conjunto de motor, câmbio e suspensão segura bem a onda de quem gosta de esportividade

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: VW/Divulgação
1 de 1 - Foto: Fotos: VW/Divulgação

Você ainda tem preconceitos sobre veículos com motor 1.0? Dispa-se deles. Cada vez mais as montadoras equiparão seus modelos com propulsores de menor cilindrada. O Entre-eixos testou por quase 200km nas estradas pedageadas de São Paulo o novo Virtus, que às lojas na semana que vem.

A versão testada, topo de linha Highline, é equipada com um 1.0 turbo, três cilindros, batizado de 200 TSI (devido ao torque 200NM, ou 20.4kgfm). O carro desenvolve até 128cv e faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, mesmo pesando 1.192kg.

0

Essa excelente performance é sentida, principalmente, em ultrapassagens e retomadas – principalmente se você assumir o controle de trocas de marchas por meio das aletas que ficam atrás do volante e se acionar o modo esportivo S, que age em rotações mais elevadas.

Por sinal, o câmbio automático de seis marchas é suave, sem trancos e de respostas rápidas.

Fotos: VW/Divulgação

Destaque também para a suspensão, desenvolvida por engenheiros brasileiros sob medida para nossas estradas e que ajuda bastante na dirigibilidade. A configuração dianteira dela é independente, tipo McPherson, e interdependente na traseira.

A direção, com assistência elétrica, é leve.

O acabamento, por mais que os gestores brasileiros da VW se esforcem para provar o contrário, continua simples, no padrão da marca. O plástico, assim como outras texturas, é duro e bem convencional, digamos assim.

Em outro pequeno trecho, o Entre-eixos avaliou o Virtus equipado com motor 1.6 MSI. Não empolga. É capaz de produzir até 117cv (com etanol), mas o torque (atrativo nas outras duas versões) é de, no máximo, de 16,5kgfm.

Espaço

Fotos: VW/Divulgação
O Virtus é bem generoso no quesito: tem 4,48m de comprimento, o que garante um porta-malas de 521 litros de capacidade no porta-malas. A distância entre-eixos é de 2,65 metros, exatamente a mesma do Jetta. Um adulto de 1,80m senta atrás confortavelmente.

Quem vai enfrentar
• A versão de entrada do Virtus, a MSI, com motor 1.6 e câmbio manual, será responsável por 30% das vendas do modelo. E enfrentará rivais de preços na faixa dos R$ 60 mil – como o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S. Oferece, de série, itens como alarme, ar-condicionado, computador de bordo, fixação Isofix para cadeirinhas de bebês, travas e vidros elétricos e 4 airbags. Equipamentos importantes, como controles de tração e de estabilidade, só como opcionais. Preço parte dos R$ 60 mil.

• As versões mais completas vão concorrer com Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta e Honda City – que, por sinal, sofrerá um facelift no mês que vem, além de ganhar mais equipamentos de série.
Sem falar que dois oponentes de peso ainda vão chegar: o Cronos, da Fiat, e Yaris, da Toyota (que também tem o Etios na briga pelo segmento).


Versões e conteúdos


• 1.6 MSI

Fotos: VW/Divulgação
Alarme, ar-condicionado, computador de bordo, fixação Isofix, rádio (bem simples, como se vê na foto acima) com entrada USB, travas e vidros elétricos e 4 airbags (frontais, obrigatórios e laterais).
Opcionais
Connect Pack: central multimídia, volante multifuncional, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.
Safety Pack: controles de tração e estabilidade.


• 1.0 TSI Comfortline

Fotos: VW/Divulgação
Mesmos itens da 1.6 MSI, mais controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas, volante com ajustes de altura e profundidade, retrovisores elétricos, central multimídia, rodas de 15 polegadas e volante multifuncional.
Opcionais
Pacote Tech 1: acesso sem chave e partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 16 polegadas, sensores de luz e chuva e aletas para trocas de marcha no volante.
Pacote Tech 2: mesmos itens do Tech 1, mais indicador de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste de espaço, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, frenagem pós-colisão e porta-luvas refrigerado.


• 1.0 TSI Highline

Fotos: VW/Divulgação
Mesmos itens da Comfortline, mais acesso sem chave e partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital e luz de condução diurna em LED.
Opcionais
Bancos de couro, banco do passageiro dianteiro rebatível, rodas de 17 polegadas.
Pacote High: sensor de estacionamento dianteiro, indicador de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste de espaço, câmera de ré, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, retrovisor interno antiofuscante, porta-luvas refrigerado, sensores de luz e chuva e quadro de instrumentos digital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações