metropoles.com

UnB ajuda e Toyota fará no Brasil o primeiro híbrido flex do mundo

Tecnologia permite que os motores movam o carro com eletricidade, gasolina ou etanol. O modelo deve estar nas lojas no fim do ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Toyota do Brasil
1 de 1 - Foto: Foto: Toyota do Brasil

A gigante montadora japonesa Toyota vai produzir no Brasil o primeiro carro híbrido do mundo capaz de rodar com energia elétrica, álcool ou gasolina. Para tanto, contou com a ajuda da Unica, a associação dos produtores de etanol, e de universidades como a USP (São Paulo) e UnB (Brasília).

A marca não sabe (ou prefere não divulgar) qual modelo adotará a tecnologia. Porém, deve ser o Prius – que foi o cobaia dos testes – ou o sedã Corolla, o carro dela mais vendido no Brasil.

A tecnologia foi desenvolvida pelas equipes de engenharia do Brasil e do Japão – e combina um motor a combustão bicombustível e um propulsor elétrico.

A Toyota, claro, vai se beneficiar do Rota 2030, programa que estimula a produção de carros menos poluentes (a redução de IPI, por exemplo, cai de 11% para 8%).

Em compensação, o modelo vai oferecer melhor eficiência, baixos níveis de emissões e capacidade de reabsorver impactos de gás carbono (afinal seu combustível será de fonte 100% renovável).

A Toyota do Brasil garante que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2.Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

A empresa fez testes de rodagem com o protótipo híbrido desde março, para pôr à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas.

No começo do ano que vem, a marca divulga detalhes sobre onde o motor será fabricado. O fato é: o carro chegará às concessionárias da marca no fim de 2019.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?