*
 
 

Quando o assunto é comprar um carro em que caiba toda a família, as primeiras coisas que vêm à cabeça são espaço e desempenho. A nova minivan da Chevrolet, a Spin Activ7, atende, com ressalvas, essas questões. Em teste realizado pelo Metrópoles que incluiu avaliar a autonomia do automóvel, foi possível observar um consumo médio de 11km/l durante os cinco dias de uso, o que pode ser considerado econômico diante do tamanho do veículo. Além disso, ele conta com a possibilidade de transportar até sete pessoas.

Michael Melo/Metrópoles

A Spin Activ7 pode transportar até sete pessoas

A nova minivan chega com motor 1.8 ECO flex capaz de gerar 111 cavalos de potência e 17,7kgfm a 2.600rpm, o que, apesar de parecer pouco em relação ao tamanho do veículo, possibilita uma ótima resposta em acelerações e nas retomadas de velocidade. O câmbio tem transmissão automática de seis marchas, com trocas suaves e rápidas. Já a direção elétrica e os freios acompanham de maneira correta a performance do automóvel.

Descrita como utilitário esportivo pela General Motors, a perua tem outro ponto favorável: a suspensão. Ela atende a uma proposta aventureira, já que possui boa estabilidade e se adapta bem às irregularidades encontradas em asfalto e concreto.

Espaçoso, mas nem tanto
O monovolume da GM tem a família como principal público-alvo. Se imaginarmos que a maioria dos passageiros serão crianças, o conforto é justo. A segunda fileira de assentos conta com trilhos que podem aumentar em 6cm o espaço para as pernas ou em 5cm o bagageiro. Porém, caso a intenção seja transportar apenas adultos, a comodidade não é garantida.

Além disso, para quem deseja viajar com todos os bancos ocupados existe outro problema: o porta-malas. Com os sete assentos em uso, o espaço do bagageiro fica bem comprimido, com capacidade para 162 litros, muito inferior à obtida caso a última fileira seja retraída: 750 litros.

Segurança e tecnologia
As questões de segurança e tecnologia não foram esquecidas. Todos os passageiros contam com cinto de segurança de três pontos, além do sistema Isofix para fácil fixação de cadeirinhas infantis.
O veículo também tem câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, alarme de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro e até alerta de pressão dos pneus, que avisa ao motorista quando for necessário recalibrar.

Em uma tela touch screen de sete polegadas, está disposta a central multimídia MyLink, que comporta os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, os quais permitem acessar aplicativos como Google Maps, Waze e Spotify. Além disso, integrados ao volante estão os controles de rádio e telefone.

Outra novidade tecnológica para o modelo é o Sistema de Grade Ativa, que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico e o ruído no compartimento do motor, assim diminuindo as emissões de CO2 e o consumo de combustível.

Visual moderno
A Spin Activ7 ganhou um design à la Cobalt, deixando-a, de fato, com uma aparência bastante esportiva. Os faróis com luz de posição em LED são agressivos e o acabamento do friso na grade é imponente. Por trás, as lanternas combinam com a proposta do modelo. Além disso, possui luz de neblina e refletor no para-choque, sem contar as rodas de liga leve aro 16 e o rack de teto, que completam o visual moderno. Por dentro, o acabamento dos bancos segue a mesma linha aventureira.

Avaliação final
A minivan conta com um visual mais arrojado, o que pode aumentar a atração do público, desempenho bastante satisfatório e performance compatível com a proposta do carro. Também é importante ressaltar que o conforto fica diminuto, caso todos os lugares estejam ocupados. Acreditamos que para cinco ocupantes o carro é perfeito, já que também permite um considerável bagageiro.

De um modo geral, o custo-benefício do Spin Activ7 é bom. Afinal, poucos modelos com lotação de sete pessoas contam com ótimos recursos – como os testados – e têm preço inferior a R$ 85 mil.

  • Chevrolet Spin Activ7

Motor: 1.8, quatro cilindros, ECO flex
Potência: 111cv a 5.200rpm
Torque: 17,7kgfm a 2.600rpm
Dimensões: 4,41m (comprimento) x 1,76m (largura) x 1,68m (altura)
Transmissão: Automática, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Tanque: 53 litros
Porta-malas: 162 a 1.608 litros (162 litros se os sete lugares estiverem em uso; 1.608 litros caso a segunda fileira de bancos esteja abaixada)
Preço: R$ 84.390



 


ChevroletReviewSpin Activ7