metropoles.com

Seguradora lança APP para bloquear ligação de celular no trânsito

O aplicativo da Líder, responsável pelo DPVAT, é ativado quando o motorista entra no carro e ‘responde’ automaticamente qualquer chamada

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado
1 de 1 Foto: Pedro França/Agência Senado - Foto: Foto: Pedro França/Agência Senado

A Seguradora Líder, responsável pela gestão do DPVAT, o seguro obrigatório por danos pessoais causados por veículos, acaba de apresentar o aplicativo Modo Trânsito (apenas para smartphones com Android). A razão é nobre: reduzir o excesso do uso do aparelho nas rodovias, enquanto se dirige, minimizando as distrações muitas vezes fatais.

E o APP não barra apenas as ligações: você cria uma mensagem personalizada e ele ignora até a praga do WhatsApp. O recado padrão é “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e a de todos, respondo em breve”. O mesmo vale para SMS. 

Assim, você nem precisa estacionar – ou bater no carro da frente, levar uma multa, ser xingado por esquecer de acionar a seta etc. E ele ainda compartilha a localização em que você estava no momento em que recebeu a mensagem ou ligação (ainda há quem se irrite por não ser atendido imediatamente, não é?). Mas isso se você quiser configurá-lo assim, claro. 

Para fazer o download, basta clicar aqui.

Pesquisa do Ministério da Saúde, feita no ano passado com 52 mil pessoas, mostra que 20% delas admitem usar o celular ao volante – prática que, segundo o Denatran, pode aumentar o risco de acidentes em até 400%. E é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.


A montadora norte-americana Ford fez um estudo interessante para o motorista compreender o que ela chama de ‘direção distraída’ (mental, visual e manual). Confira:

 

Direção distraída 
Geralmente, se enquadra em três categorias: mental, visual e manual.

Distração mental
Pode ser qualquer atividade que tire a mente do motorista da pista, desde conversar com passageiros até se perder no pensamento enquanto ouve uma música no rádio.

Distração visual
Ocorre quando o motorista desvia o foco da estrada para se fixar em outra coisa, como olhar o telefone, supervisionar os filhos ou observar algo que ocorre fora do veículo.

Distração manual
É quando o motorista tira uma ou as duas mãos do volante por qualquer motivo. Como, por exemplo, para se pentear, ajustar o GPS ou buscar algo na bolsa ou no porta-luvas.

Situações comuns
As mensagens de texto, por combinar os três tipos de distração, são particularmente perigosas e podem mais que dobrar a chance de ocorrer um acidente. Porém, há outros tipos de distração mais frequentes que os motoristas provavelmente nem percebem. Os principais são:

Sonhar acordado
Acredite ou não, sonhar acordado é realmente a forma mais comum de distração e também uma das mais perigosas. Um estudo nos EUA descobriu que, de todos os acidentes atribuídos à direção distraída, 62% foram causados ​​por devaneios – cinco vezes mais que os causados ​​por conversas ou mensagens de texto no celular.

Comer ou beber
Quando alguém come ou bebe ao dirigir, combina os três tipos de distração e aumenta em até 80% as chances de sofrer um acidente. Com o risco adicional de derramar bebida no colo, não vale a pena arriscar.

Estar com raiva ou triste
Dirigir em estado emocional alterado pode aumentar em quase 10 vezes a chance de sofrer um acidente. Relaxar, adiar a saída ou optar por outros meios de transporte são alternativas.


O que é DPVAT

Foi criado em 1974 para cobrir casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país. 

É anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos – e deve ser pago junto com o IPVA. Sem ele, o motorista nem consegue receber o licenciamento do veículo. 

Do dinheiro arrecadado pelo DPVAT, 45% vão para o SUS; 5% para o Denatran; e 50% para pagar sinistros.

Vítimas e herdeiros (no caso de morte) podem recorrer até 3 anos depois do acidente para receber o seguro. Mais informações, no 0800-022-1204.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?