metropoles.com

Paixão eterna ou pindaíba? Nos 10 mais do ranking de busca da OLX tem Corsa, Fusca e até Opala

Fusca e Opala são o 4º e o 7º, respectivamente, mais procurados. Ambos foram ícones no seu tempo, e do seu jeito e preço

atualizado

Compartilhar notícia

olx-fusca-principal
1 de 1 olx-fusca-principal - Foto: null

Você tem ideia de quais foram os carros mais procurado na plataforma de classificados da OXL em 2015? O VW Gol, o popular mais vendido nos últimos 20 anos, é o primeiro (confira lista abaixo). Mas, estranhamente, aparecem quatro carros que já deixaram de ser fabricados – dois deles, há décadas (o Celta, da Chevrolet, saiu de linha no ano passado).

Ranking Modelo
Gol (Volksvagen)
Celta (Chevrolet)
Palio (Fiat)
Fusca (Volksvagen)
Saveiro (Volksvagen)
Corsa (Chevrolet)
Opala (Chevrolet)
Golf (Volksvagen)
Uno (Fiat)
10º Corolla (Toyota)

Qual a razão? A própria empresa reconhece que a crise econômica tem influenciado. Mas precisava ser Opala?

Para matar a saudade dos mais antigos – e atiçar a curiosidade dos mais jovens -, o Entre-eixos foi buscar um pouquinho da história do Fusca, um ícone; o Corsa, que chegou para desbancar o Fusca; e do Opala, o carro dos executivos por 30 anos.

Luxuoso e potente
O Chevrolet Opala nasceu oficialmente para o público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo de 1968, com o projeto 676. Foi o primeiro automóvel (ou carro de passeio) fabricado pela General Motors no Brasil. Sobreviveu até 1992.

 

Nesses 23 anos e meio de produção, sempre foi o xodó dos executivos urbanos e pequenos ricos do interior. Eram luxuosos, às vezes com cara esportiva, e potentes – apenas dois motores foram usados nesse tempo: um de 4 e outro de 6 cilindros.

O de 4 cilindros já tinha, entre 1985 e 1992, 112cv de potência. O primeiro, de 1968 a 1973, apenas 80cv, e um torque de 18 kgfm a 2.600rpm.

O V6, por sua vez, começou 125cv a 4000rpm e terminou com de 141cv. Durante todo esse tempo, realizou várias façanhas: foi estrela coadjuvante em filmes, bateu recordes – em julho de 1970, estabeleceu o recorde brasileiro de velocidade máxima, na Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, com o piloto Bird Clemente: 232,51km/h.

Se meu Fusca…
O Fusca começou a ser importado da Alemanha para o Brasil em 1950.E já chegou, chegando: os 30 primeiros eram avaliados em 20 000 cruzeiros, mas foram vendidos por impressionantes 60 000 cruzeiros. Cada um, claro.

 

Em 1959, começou a ser produzido no Brasil. Em 1967, chega o motor 1300cc com 46cv no lugar do antigo 1200 de 36cv. Em 1970, ganha cintos de segurança e extintor de incêndio.

Em 1972, chega o Fusca – como motor 1500cc. Dez anos depois, é produzido o primeiro Fusca com motor a álcool.

Em 1986, a Volkswagen para de fabricá-lo e surpreende com o motivo: era um modelo obsoleto.

Mas, em 1993, o então presidente Itamar Franco pede para a empresa voltar a fabricá-lo. Itamar foi atendido, mas o modelo não fez tanto sucesso. Perdia mercado para carros como o Corsa (veja a seguir). Em 1996, chegou ao fim, com a série especial Ouro.

Direto da Europa
Foi em 1994 que o Chevrolet Corsa foi lançado. Era popular, sim, e combatia o “ultrapassado” Fusca da VW. E ainda era praticamente a mesma versão oferecida na Europa.


Com um país recém-integrado ao mundo global do comércio, isso era um apelo e tanto. A versão única Wind tinha motor 1.0 a gasolina de míseros 50cv. Só tinha duas portas.

A primeira geração do Corsa fez sucesso até 2002, com a versão Millenium. Tinha até direção hidráulica. Em julho de 2012, o Corsa hatch, já na segunda geração, deixou de ser fabricado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?