">
*
 
 

No mês passado, o Ford Ka foi reprovado pelo teste de colisão do Latin NCap, organização não-governamental que avalia carros novos na América Latina e Caribe. O hatch recebeu nota zero no critério de proteção para adultos (veja imagens impressionantes neste vídeo).

Há pouco meses, o Chevrolet Onix – o mais vendido – também havia recebido zero (num máximo de cinco). O Fiat Mobi, por sua vez, passou pela avaliação e ganhou apenas 1 estrela.

Mas você sabe quais os carros mais seguros no Brasil levando-se em conta os testes feitos pela Latin NCap?

Veja a galeria e verifique se o seu queridinho está na lista e entenda as razões para se preocupar ou não.

 

 

Modelo Adultos Crianças
VW Golf 5 5
VW Polo 5 5
Toyota Corolla 5 5
Honda HR-V 5 5
Ford Focus 5 4
Toyota Rav 4 5 4
Honda Fit 5 4
Jeep Renegade 5 5
Honda City 5 5
VW up! 5 4

Os testes de colisão são de impacto frontal, lateral e de atropelamento, usando-se bonecos que simulam seres humanos (peso e estatura média, por exemplo).

As notas surgem levando-se em conta a capacidade do carro de manter os ocupantes seguros na cabine com o mínimo de ferimentos.

O novo Toyota Corolla, por exemplo, foi bem na proteção para pedestres e ganhou o selo Advanced Awards, dados a carros que trazem algum sistema de segurança ativa e, assim, dão proteção no teste de impacto de atropelamento na cabeça e na perna do pedestre. O WV Polo também recebeu a honraria.

No geral, o sedã da Toyota obteve nota máxima nos choques frontal, lateral, de estabilidade (ESC) e até mesmo numa simulação de batida contra um poste.

O novo VW Gol também chegou lá, principalmente por ter airbags de cortina para proteger os ocupantes nas duas fileiras de bancos.


Teste do poste

Foto: Latin NCap

Bater em postes e árvores é bem comum. Para avaliar seu impacto, um veículo ( em cima de uma plataforma móvel) percorre 54 metros a uma velocidade de 30 km/h até colidir contra um mastro fixo com diâmetro de 25cm. Dentro da cabine é colocado apenas um boneco (dummie) adulto na posição do motorista, e a colisão ocorre sempre na lateral esquerda.

Colisão lateral

Foto: Latin NCap

Nesse caso, o veículo recebe um impacto de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850kg, que se desloca a 50 km/h. Os dummies “infantis” são usados neles, incluindo as cadeirinhas.


E mais

w Volkswagen Golf teve nota 33,30 de 34 possíveis, garantindo as cinco estrelas para adulto, e 43,53 de 49 possíveis, levando as cinco estrelas para crianças.

w Na outra ponta, o VW Up!: ele teve nota (adulto) de 15.86 de 17 possíveis, garantindo as cinco estrelas; e 39.54 de 49 possíveis, levando quatro estrelas para criança.

w A diferença do resultado máximo possível na proteção para adulto (34 no Golf e 17 no Up!) surge devido a mudanças que ocorreram no teste desde 2016 (ficaram rigorosos).

“>

SegurançaveículosGMVWFordToyotahondaLatin NCapairbagpedestres
 


COMENTE

Ler mais do blog