ONG lança cartilha para ajudar a proteger as crianças no trânsito
Guia mostra boas práticas e estimula a replicação. Estudo do SUS constata: acidentes de trânsito são principal causa da mortalidade infantil
atualizado
Compartilhar notícia

A organização não-governamental Criança Segura acaba de lançar o Guia de Boas Práticas no Trânsito, para ajudar na construção de uma sociedade com trânsito seguro, que permita a circulação e o desenvolvimento saudável de todos, principalmente de crianças e adolescentes.
A cartilha mostra boas práticas em várias cidades e compartilha-as para que sejam implementadas em mais municípios e estados e, assim, ampliar a segurança dos meninos e meninas brasileiros. Para ler, baixar, guardar ou imprimir o trabalho, clique aqui.
A partir de dados do SUS/Ministério da Saúde, a ONG mostra que acidentes de trânsito são a causa número um de mortalidade infantil (0 a 14 anos) no país e, dentre todos os tipos de acidentes, é o responsável pelo maior número de óbitos dessa população.
Boas práticas
Barcelona
Desde 2010, a cidade espanhola desenvolve o projeto Caminho da Escola (Camino Escolar), que realiza modificações no ambiente do entorno das áreas escolares com o objetivo de favorecer a autonomia e a segurança no trânsito de crianças a partir de oito anos de idade em sua rotina diária para ir à escola, parques e demais atividades de seu cotidiano.
Flórida
O estado dos EUA aprovou, em 2014, uma lei que garante a isenção permanente de taxas e impostos que incidiam sobre equipamentos de retenção veicular de crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) e também para capacetes infantis para bicicleta. A partir da redução desses impostos, o governo conseguiu reduzir o valor desses produtos e, assim, garantiu a democratização do acesso aos equipamentos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
São Paulo
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem como objetivo reduzir pela metade o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito no estado até 2020. Para atingir esse objetivo, uma importante ferramenta criada para ajudar na avaliação da realidade dos acidentes foi o Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de trânsito de fontes variadas.
Como replicar
- Levantar dados sobre as vias de sua cidade onde mais ocorrem acidentes de trânsito;
- Planejar que tipo de ações podem ser feitas para melhorar a segurança na localidade com base nos dados levantados;
- Propor as mudanças pensadas às autoridades responsáveis. Porém, é muito importante que a realidade dos acidentes seja analisada e compreendida, pois isso permite que os esforços aplicados na solução do problema sejam focados e qualificados.