metropoles.com

ONG lança cartilha para ajudar a proteger as crianças no trânsito

Guia mostra boas práticas e estimula a replicação. Estudo do SUS constata: acidentes de trânsito são principal causa da mortalidade infantil

atualizado

Compartilhar notícia

Arte: Criança Segura
1 de 1 - Foto: Arte: Criança Segura

A organização não-governamental Criança Segura acaba de lançar o Guia de Boas Práticas no Trânsito, para ajudar na construção de uma sociedade com trânsito seguro, que permita a circulação e o desenvolvimento saudável de todos, principalmente de crianças e adolescentes.

A cartilha mostra boas práticas em várias cidades e compartilha-as para que sejam implementadas em mais municípios e estados e, assim, ampliar a segurança dos meninos e meninas brasileiros. Para ler, baixar, guardar ou imprimir o trabalho, clique aqui.

A partir de dados do SUS/Ministério da Saúde, a ONG mostra que acidentes de trânsito são a causa número um de mortalidade infantil (0 a 14 anos) no país e, dentre todos os tipos de acidentes, é o responsável pelo maior número de óbitos dessa população.

Arte: Criança Segura

 


Boas práticas

Barcelona

Desde 2010, a cidade espanhola desenvolve o projeto Caminho da Escola (Camino Escolar), que realiza modificações no ambiente do entorno das áreas escolares com o objetivo de favorecer a autonomia e a segurança no trânsito de crianças a partir de oito anos de idade em sua rotina diária para ir à escola, parques e demais atividades de seu cotidiano.

Flórida

O estado dos EUA aprovou, em 2014, uma lei que garante a isenção permanente de taxas e impostos que incidiam sobre equipamentos de retenção veicular de crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) e também para capacetes infantis para bicicleta. A partir da redução desses impostos, o governo conseguiu reduzir o valor desses produtos e, assim, garantiu a democratização do acesso aos equipamentos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
São Paulo

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem como objetivo reduzir pela metade o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito no estado até 2020. Para atingir esse objetivo, uma importante ferramenta criada para ajudar na avaliação da realidade dos acidentes foi o Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de trânsito de fontes variadas.

 


Como replicar

Arte: Criança Segura

  • Levantar dados sobre as vias de sua cidade onde mais ocorrem acidentes de trânsito;
  • Planejar que tipo de ações podem ser feitas para melhorar a segurança na localidade com base nos dados levantados;
  • Propor as mudanças pensadas às autoridades responsáveis. Porém, é muito importante que a realidade dos acidentes seja analisada e compreendida, pois isso permite que os esforços aplicados na solução do problema sejam focados e qualificados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações