metropoles.com

Novo SUV da GM, Equinox tem alerta até para “esquecimento de crianças”

Modelo oferece 262cv de potência, custa R$ 150 mil e tem equipamentos que só veículosmais caros possuem. Itens de segurança são destaque

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: GM/Divulgação
1 de 1 - Foto: Foto: GM/Divulgação

Em 2012, a participação dos utilitários-esportivos no mercado de automóveis brasileiro era de 6,8%. Hoje, cinco anos após, já chega aos 17,4%. Não à toa, cada vez mais SUVs são lançados – e cada vez melhores, vale frisar.

Ontem, foi a vez da General Motors apresentar o Equinox, um modelo com impressionantes 262cv de potência e 37kg de torque, capaz de ir de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos.

 

0

O destaque do produto, que vem em configuração única (Premier) por R$ 150 mil, é quantidade de itens de segurança de segurança (veja quadro abaixo).


Segurança como prioridade

Foto: GM/Divulgação

Brasileiro sempre foi visto como consumidor de beleza, não de segurança: em vez de exigir um pacote de airbag, ele preferia rodas de liga leve ou texto solar. Isso está virando lenda, mas já bons produtos onde as duas situações podem ser resolvidas. O Equinox é um deles.

Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro
O mais curioso, e bastante relevante: toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Frenagem automática de emergência (AEB)
Se o veículo estiver entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a possibilidade de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente para evitar (ou reduzir) a gravidade do acidente.

Função de pré-ativação dos freios
Para aumentar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de frenagem, o sistema – assim que o motorista tira o pé do acelerador – “se prepara” para uma possível frenagem de emergência

Sistema de compensação de frenagem
Controla a pressão no pedal do freio nos casos em que de superaquecimento – descidas de serras, por exemplo.

Assistência de frenagem de emergência (PBA)
Em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.

Alerta de colisão frontal
O motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente e sistema alerta caso o outro carro sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, há alarmes sonoro e sensorial

Banco do motorista com alerta tátil de segurança

Foto: GM/Divulgação
O banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente (os pulsos podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça).

Assistente de permanência na faixa
Uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correções na trajetória ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

Faróis Full LED com faixo alto inteligentes

Divulgação/GM
Acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.

Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
Auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade que atenua o risco de capotamento
Os freios atuam automaticamente e se antecipam se preverem possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.


E mais

Consumo – Mesmo com tração integral, o Equinox, segundo dados da própria Chevrolet, faz 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade

Foto: GM/Divulgação

Tração – É permanente, do tipo AWD, mas o motorista pode desativá-la. Não é recomendável: essa opção controla e ajusta o envio de torque para cada uma das rodas e garante maior aderência do veículo. Porém, se ela estiver desligada, ainda há segurança: se o sistema identifique alguma situação de risco, mensagem no painel aconselha o condutor a reativá-la.

O OnStar – Já tradicional em todos os carros GM, possibilita interação com o veículo por meio de aplicativo para smartphone e permite travar e destravar as portas, acionar luzes e buzinas, configurar alertas de segurança (como para valet, de velocidade e de movimento), monitorar remotamente o deslocamento do veículo quando utilizado por um terceiro e solicitar socorro mecânico e elétrico.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações