Novo 500, o 1º carro 100% elétrico da FCA, chega no fim do ano

Terceira geração do modelo tem tecnologia bem avançada e autonomia de até 320 km. Ainda não há informações sobre o preço 

Foto: FCA Press/Divulgação

atualizado 16/03/2020 13:15

A Fiat escolheu uma das joias da família para promover sua estreia entre os veículos totalmente elétricos: o 500. O motivo: o modelo sempre esteve no auge das tendências e necessidades da sociedade desde que foi lançado, há 63 anos.

A primeira geração garantiu mobilidade e a segunda, lançada em 2007, impôs o conceito de charme ao carro urbano – detalhe que inspirou artistas e músicos nos últimos anos e tem sido o ponto central de mais de 30 séries especiais.

Agora, em 2020, a era elétrica enfim chega à FCA, dona da Fiat: o primeiro carro totalmente elétrico promete a melhor autonomia possível, carregamento e condução.

0

Aliás, autonomia e tempo de carregamento são o que querem os consumidores. Por isso, as baterias de íons de lítio (de 42 kWh) oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP – procedimento mundial de homologação de veículos, com testes e procedimentos para medir o consumo de combustível.

O Novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km – mais do que o necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está 80% carregada.

Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa: o Easy Wallbox, sistema que otimiza o carregamento doméstico com uma tomada normal. E essa solução simples e acessível pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em sua residência com até 3 kW de energia. 

Além disso, o Easy pode ser atualizado na potência 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos da rede pública.

O motor tem potência de 87 kW (118 cv). Isso garante velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.

Condução autônoma

O 500 é o primeiro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana. Por exemplo: monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente, e sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo. O iACC freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: veículos, ciclistas, pedestres. O carro fica na faixa quando as marcações são identificadas corretamente.

E há sistemas inteligentes para ler os limites de velocidade, monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo. Sensores 360​​° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstrução ao estacionar ou executar manobras.

O Novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, plataforma conectada via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. E o My Wi-Fi: um ponto de acesso que conecta até oito dispositivos eletrônicos à internet ao mesmo tempo, como em casa.

Últimas notícias