metropoles.com

Fiat Cronos e VW Virtus: vem aí mais um duelo de sedãs. E sua aposta?

Modelos devem ter características semelhantes – incluindo preços, motorização e desempenho. Capacidade do porta-malas do Cronos é caprichada

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Um em cada quatro carros vendidos no país (ou exatos 26%) é sedã – aquele veículo com mala estendida que pode ser compacto, médio ou grande, simples, caro, beberrão, econômico. Ao sair às ruas, olhe ao lado e você verá Corolla, Civic, Fluence, HB20S, Prisma, Voyage, Siena, Cruze, Focus, Fiesta, Sentra e por aí vai.

Alguns, fazem sucesso há anos – como o Toyota Corolla, dono de quase 50% do mercado, sempre seguido pelos modelos da Honda e da Chevrolet. Outros, fracassaram – como o Renault Fluence, que até sairá de linha e nem substituto deixa.

Diante desse quadro, a dúvida: haverá espaço para mais modelos desse segmento, e ainda levando-se em conta o fato de serem todos parecidos? A Fiat e a Volkswagen acham que sim e acabam de apresentar seus novos guerreiros: o Cronos, derivado do Argo, e o Virtus, derivado do Polo.

Ambos chegam para marcar, ressaltar e explorar uma espécie de renascimento das marcas: tanto a Fiat como a Volks já foram líderes e hoje perdem batalhas até para marcas novas no Brasil, como a sul-coreana Hyundai.


Fiat Cronos

Foto: FCA Press/Divulgação
É argentino, fabricado em Córdoba. Deve chegar ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem. Não há preço definido, mas não pode ser tão alto para concorrer com Civic ou Corolla (no máximo, uns R$ 75 mil). Terá bons motores, que já equipam os principais modelos da marca: 1.3 Firefly (109cv) e o 1.8 e.TorQ (139cv).

Foto: FCA Press/Divulgação

As opções de câmbio devem incluir o câmbio automatizado, ainda criticado por consumidores? Pelas primeiras imagens divulgadas pela Fiat, é uma ‘manutenção’ do visual do Argo, sem dramas: os faróis dianteiros, por exemplo, são iguais.]


VW Virtus

Foto: VW do Brasil
Deve vir equipado, na versão de entrada, com o motor 1.6 de 117cv. Como topo de linha, com o 1.0 TSI (turbo) de 128cv e câmbio automático de seis velocidades. E provavelmente chegará às lojas antes do Cronos. É derivado do hatch Polo e será produzido no interior de São Paulo.

Foto: VW do Brasil

O design ‘sofreu influências’ da Audi – marca do grupo VW, por sinal. Tem 4,48m de comprimento e 2,65m de entre-eixos – a maior cabine dos sedãs compactos à venda no país (e a mesma do Jetta).


E mais

  • O Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h.
  • A capacidade do Cronos porta-malas deve ser excelente: 521 litros. Só para comparar: o Corolla leva 470 litros.
  • A Volkswagen garantiu que Virtus terá um “manual cognitivo”, aplicativo que responderá dúvidas dos motoristas sobre o veículo – e de forma simples e rápida em português e espanhol.
  • Em momento de crise, alvíssaras: para produzir o novo sedã, a Volkswagen teve que reabrir o terceiro turno de produção na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

“>

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?