metropoles.com

Escolha do vermelho para quem compra um carro cresceu 10% na América Latina

O branco é cor mais popular do mundo há cinco anos consecutivos. Os azuis de tom médio, por sua vez, crescem na preferência do consumidor da Europa

atualizado

Compartilhar notícia

ferrari
1 de 1 ferrari - Foto: null

Qual a cor do seu carro? Você escolhe? Ou é daqueles que acreditam que a prata garante um maior valor de revenda? A Axalta Coating Systems, líder global em fornecimento de revestimentos líquidos e em pó, acaba de divulgar um relatório global de popularidade de cor da indústria automotiva. Aliás, faz isso desde 1953.

Os dados da Axalta servem para colaborar com os fabricantes de veículos para prever design e preferências que atraiam os clientes nos próximos anos. Mas que são curiosos, são – até por refletir incoerências.

BMW branco: a cor está à frente das demais, e em quase todos os lugares

 

Por exemplo: pelo quinto ano consecutivo, o branco é a cor preferida no planeta. Em países tropicais, justificaria: o branco rebate, e não absorve, como o preto, a luz intensa e o calor.

Cores mundiais

A cor prata, a segunda preferida no Brasil, se estabilizou depois de ter queda contínua nos últimos quatro anos, mas mantém 13% da preferência. O azul se manteve estável em relação a 2014.

Cores mais fortes, por sinal, diminuíram. Apesar do crescimento do vermelho, o branco é a mais popular da região.

A América do Norte prefere o vermelho, com 11% da preferência – até o dia, quem sabe, associar a cor ao PT?

Os europeus continuam gostando do preto: 21% dos consumidores a escolhem no momento da compra. E cresce aquele tom de preto brilhante, que seria de luxo, em carros médios e grandes.

E os asiáticos? O branco faz sucesso: somente na China, a cor já tem 19% do mercado.

E qual a sua cor preferida? Saiba que, no Brasil, há lendas urbanas nunca questionadas – o que não significa que sejam verdadeiras. Por exemplo: a cor prata ajuda na hora da revenda? Sim, ajuda, mas esse tabu não se sustenta tanto assim. O fato, é: ela esconde melhor os riscos da lataria.

SW4 prata, recém-lançada: ato conservador ou atenção ao consumidor?

 

E a cor preta? É muuuiiito elegante, mas, como foi dito, deixa o interior do carro semelhante a uma sucursal do inferno se ele não estiver numa garagem.

O cinza, dizem, é cara das pessoas discretas. Pode ser. E o branco? Ora, ainda há quem ache que essa é a cor dos taxistas (em Brasília, pode apostar, é prata).

Compartilhar notícia