metropoles.com

Dubai terá carro voador em julho. E nós na dúvida: Uber ou táxi?

O EHang 184, produzido a partir de um drone, pode levar alguém com até 117kg por até 30 minutos. O Uber está de olho no mercado

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Enquanto no Brasil os taxistas ainda protestam contra os serviços de transporte por aplicativos, como o Uber, já há país discutindo e legislando sobre o uso de táxis voadores – e sem motorista ou piloto (foto no alto).

Dubai, cidade dos Emirados Árabes, terá daqui a cinco meses uma legislação específica para esse tipo de transporte urbano.

No caso, individual e autônomo: os passageiros pedirão um veículo por um aplicativo, igualzinho ao Uber, escolhem o destino e ele o levará. Veja o vídeo em https://goo.gl/8f3zh1.

Toda a movimentação do táxi voador será comandada por um centro de controle.

Os Jetsons

A ideia de táxis voadores não é nova. A família Jetson, dos estúdios Hanna-Barbera, já se deslocava assim nas futuristas cidades.


Quem viu a simpática série nas décadas de 1960 e 1970, porém, dificilmente acreditaria ver o fenômeno se tornar realidade.

A empresa dona do aplicativo Uber, por sinal, contratou até um engenheiro da NASA, Mark Moore, para ajudá-la no projeto de pequenos aviões elétricos de decolagem e aterrissagem verticais.

Claro: eles serão usados para voos curtos, urbanos e sem pilotos (com autonomia entre 100 km e 200 km).

Outras grandes companhias, como Google e Airbus, também pesquisam a possibilidade. Larry Page, fundador da empresa de tecnologia nascida nos EUA, já tirou do bolso US$ 100 milhões e pôs no projeto.

A multinacional aeronáutica de original europeia já produz protótipos. E quer colocá-los nas ruas (nos céus urbanos, na verdade), até 2021.

Pronto para decolar

Mas é na pequena Eslováquia que o trem está quase partindo. O AeroMobil, por sinal, tem até data agendada decolar: começo 2018.

Foto: Divulgação

As primeiras encomendas de um investimento de mais de 10 milhões de euros já foram entregues, segundo revelou recentemente a empresa, que fica em Bratislava.

O Aeromobil (foto acima) tem chassi próprio e motor a gasolina, com autonomia de 750 quilômetros.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?