metropoles.com

Corolla chega à 5ª geração: qual perde mais valor de mercado?

Estudo da KBB Brasil mostra: versão GLi, da G4, tem 4,89% de desvalorização por ano; a SE-G, pioneira no Brasil, se desvaloriza 10,19%

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Toyota do Brasil/Divulgação
Foto: Toyota do Brasil/Divulgação
1 de 1 Foto: Toyota do Brasil/Divulgação - Foto: Foto: Toyota do Brasil/Divulgação

A quinta geração do Toyota Corolla fabricada no Brasil, que foi lançada há menos de um mês, tem vendido tanto que a produção esgotou – e já existe 6 mil pedidos na fila das concessionárias. É um carro admirado, certamente.  Na primeira quinzena de outubro, foi o sétimo veículo mais vendido, com 3.074 unidades (só perde para carros populares como o Chevrolet Onix, líder absoluto com 9.323, e outros como Ford Ka, Hyundai HB20 e Fiat Argo). Está na 12ª geração (mas apenas a 5ª fabricada no Brasil). 

E qual dela tem depreciação maior (ou menor)? Destrinchando dezenas de versões, um estudo da KBB Brasil crava: a GLi da G4 perde apenas 4,89% do valor por ano – e é a campeã entre todas as cinco produzidas no país. Já a versão SE-G automática, da primeira geração fabricada no Brasil (1999 a 2002), é a que mais se desvaloriza: perde 10,19% do seu valor anualmente. 

Conceito
A KKB levou em consideração todo o período de vida dos modelos analisados – e que consiste na comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. 

A primeira geração nacional (G1) foi produzida de 1999 até 2002; a segunda (G2), de 2003 a 2008; a terceira (G3), de 2009 a 2014; a quarta (G4), de 2015 a 2019; e a quinta (G5) começou a ser produzida no Brasil este ano, como modelo 2020.


As versões
A GLi, a XEi e a Altis são as de entrada, intermediária e topo de linha  do modelo, respectivamente:

Altis
Analisando as versões do Altis do Corolla, há uma menor diferença entre as gerações. As G4 desvalorizam 7,59%, enquanto as G3 apresentam taxas de desvalorização de 7,69% ao ano.

XEi
Apresenta índices distintos entre as gerações. O Corolla da 4ª geração desvaloriza mais: 9,02%. A XEi 1.8 16V AT automático da G2 registra a menor taxa de desvalorização: 7,36%.

 

 

 


 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?