metropoles.com

Comércio de carros usados no DF cresceu 12% no passado

Desempenho foi superior ao registrado em todo o país. Maior procura (um terço das vendas) foi pelos modelos com idade entre 3 e 12 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
1 de 1 Foto: Agência Brasil - Foto: Foto: Agência Brasil

As vendas de veículos usados no Distrito Federal em 2019 somaram 259.379 unidades – ou 12% a mais do que 2018 (soma total de 231.673). Esse desempenho foi quase seis vezes superior à média nacional, que foi de apenas 2,2%: foram 14 milhões de unidades, incluindo automóveis, motos, caminhões, ônibus e comerciais (picapes, por exemplo)

Por dia útil, as tradicionais lojas de usados venderam 94 unidades a mais (1.017 no ano passado contra 923 em 2018), segundo dados da Fenauto, a federação dos revendedores multimarcas. Com isso, o segmento chega ao 8º ano consecutivo com resultados positivos. 

O desempenho das vendas no vizinho Goiás foi tímido, de apenas 3,4%. No Mato Grosso do Sul, ficou estagnado: 0,6%. No Mato Grosso, o melhor índice: 14,3%.

Usados maduros
A melhor performance de vendas no Distrito Federal veio dos que os revendedores classificam de “usados maduros”, com 9 a 12 anos de uso: 29,7% acima do registrado em 2018 (ou 12,3 mil a mais). E um em cada quatro exemplares vendidos foram “velhinhos”, com mais de 13 anos de vida (25,1%).

Os modelos com até três anos de uso, favoritos para compra e venda até a chegada da crise econômica, em 2015, agora ficaram na rabeira da preferência ou da necessidade (1,7% de crescimento no comércio, apenas). 

Ônibus e caminhões
Levando-se em conta o comércio de veículos pesados (ônibus e caminhões), o índice de vendas demonstra uma reação da produção industrial. No DF, o crescimento dessas vendas específicas foi de 18,7% acima do ano anterior. Outra informação relevante: a venda de ônibus novos subiu 38,94; a de caminhões, 33,1%

Outro dado alvissareiro, principalmente para o comércio e a agropecuária, foi o percentual de vendas de comerciais leves usados (picapes e vans) no Distrito Federal:  9,1% – ou 2 mil unidades a mais do que em 2018. 

Motos
O comércio de motocicletas, por sua vez, cresceu 11%. Esse percentual não diferencia motos para lazer (mais caras) ou trabalho. No entanto, a alta geralmente tem sido marcada, nos últimos anos, pela popularização de modelos de baixa cilindrada, voltados ao trabalho autônomo (principalmente para o uso em aplicativos de entregas).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?