Estudo aponta que gatos imitam a personalidade de seus donos

Por meio de uma série de entrevistas com mais de 3 mil tutores sobre seus bichanos, chegou-se a incrível constatação

Zilá Motta
Compartilhar notícia

Independentes, charmosos e com personalidade única, os gatos são animais mal interpretados e carregam a má fama de serem egoístas, ariscos e pouco carinhosos. Uma pesquisa realizada pela revista Plos One mostrou que, na realidade, os bichanos tendem a copiar o comportamento de seus tutores.

Por meio de uma série de entrevistas com mais de 3 mil tutores sobre seus bichanos, chegou-se a incrível constatação. No questionário apresentado, foram elencadas perguntas sobre a idade do animal, número de gatos do tutor, problemas de comportamento e até mesmo o nível de satisfação do dono em relação ao animal.

1/7
O estudo entrevistou mais de 3 mil tutores
Os traços comuns nos felinos apontados na pesquisa são: extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose
Gatos com tutores carinhosos tendem, obviamente, a serem carinhosos
Bichanos com donos neuróticos podem repetir esse comportamento
Mas, no fundo, os apaixonados por gatos sabem que adotar um bichano é pura aventura

A pesquisa colocou também um inventário dos cinco traços mais comuns entre os gatos: extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose, para que os tutores marcassem qual traço eles identificavam no animal.

Ao final, foi concluído que uma pessoa tímida tende a criar um gato tímido, uma pessoa carinhosa tende a criar um gato carinhoso e uma pessoa neurótica tende a, seguindo a linha de pensamento, criar um gato neurótico. Assim como, muitas vezes, acontece também com as crianças.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile