Em que estágio de desenvolvimento os olhos dos cães filhotes abrem?

Não só os nervos precisam de mais tempo para se desenvolver, mas o próprio olho não está completamente formado quando um filhote nasce

atualizado 21/06/2020 23:15

cachorro pug Mink Mingle/ Unsplash

Conforme o filhote cresce, sua curiosidade faz dele um observador atento. Os cães gostam de satisfazer a curiosidade, absorvendo o ambiente e observando o que se desenrola ao redor. Mas eles não nascem com essa habilidade. Os olhos dos filhotes ficam fechados e, até os olhos se abrirem, ficam cegos para o ambiente.

Biologicamente falando, bebês humanos nascem desenvolvidos e prontos para enfrentar o mundo. Mas esse não é o caso dos filhotes de cachorro. No nascimento, o sistema nervoso central de um filhote ainda está em desenvolvimento, incluindo seus nervos ópticos. Como estes não estão totalmente desenvolvidos, eles são delicados demais para a luz brilhante, e é por isso que os olhos permanecem fechados até que os nervos acabem de se desenvolver.

Não só os nervos precisam de mais tempo para se desenvolver, mas o próprio olho não está completamente formado quando um filhote nasce. Manter os olhos fechados permite que o olho se desenvolva com segurança, sem o risco de objetos estranhos (como sujeira ou poeira) entrarem e causar uma infecção ou outros problemas de desenvolvimento.

Leia a matéria completa no Portal Do Dog.

Últimas notícias