Canicross: saiba tudo sobre a corrida para cães

A modalidade envolve enganchar seu cão em um equipamento de corrida especializado e anexá-lo ao seu corpo para que você possa correr junto

Canicross é uma modalidade de corrida para cães que surgiu na Europa e logo ganhou visibilidade. O esporte adota um método de exercício baseado no trenó, ou seja, a atividade envolve enganchar o cão em um equipamento de corrida especializado e anexá-lo ao corpo, na cintura, para que vocês possam correr junto.

Em alguns países europeus já existem inúmeros clubes de canicross e corridas competitivas regulares, e aos poucos o esporte tem chegado no Brasil. A iniciativa é uma ótima maneira de desenvolver um vínculo forte com o pet.

Equipamentos

Como as corridas no canicross são de alta intensidade, o dono nunca deve tentar praticar a modalidade usando uma coleira comum, pois isso coloca muita pressão no pescoço do animal. Por isso é recomendável investir em equipamento adequado, o arnês próprio para canicross. Esse equipamento é projetado exclusivamente para fornecer apoio ao cão enquanto ele corre e faz o movimento de puxar.

Todos os cães podem praticar o esporte?

É um ótimo esporte para a maioria dos cães. Algumas raças se dão muito bem, como os cães da raça huskie siberiano, mas cães de porte pequeno devem praticar o exercício de maneira mais leve. Cães filhotes, idosos ou que apresentam algum problema de saúde não devem praticar o esporte.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.